Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ex-alunos do CTC/PUC-Rio criam o doutore.com , um sistema sob medida para a gestão de consultórios

09/04/2014

Programa roda na nuvem, evitando perda de dados, e tem como premissa ser totalmente amigável
 
Ciente do tempo que amigos da área de saúde perdiam para usar programas de agendamento de clientes, fazer backup e atualizar dados nos servidores em que estavam instalados, os engenheiros de automação Guilherme Porto e Gustavo Lima, formados pelo Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), decidiram criar o Doutore ( www.doutore.com ), um sistema de armazenamento de informações que agiliza o atendimento dos clientes dos profissionais da saúde, como médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas etc. O grande diferencial do Doutore em comparação aos diversos programas semelhantes existentes hoje em dia, está no fato de ele funcionar na nuvem, sem necessidade de instalações, servidores ou backups, o que facilita o uso.
 
Simples, intuitivo, amigável e customizado. Desta forma, atendemos ao que os profissionais de saúde realmente precisam, com segurança e atendimento personalizado, ressalta Guilherme Porto.
 
O programa arquiva o histórico de consultas, exames, prescrições médicas, e evolução clínica de cada paciente, para que o atendimento seja mais pessoal e eficiente. Além disso, dispõe de uma agenda, que pode ser editada pelo médico ou por sua secretária, sendo acessível no micro do consultório e também a qualquer momento pelo smartphone e/ou tablet. Há, também, um sistema de receituário inteligente que possibilita criar e imprimir modelos de receitas, pedidos de exames e atestados. Diferente dos softwares existentes no mercado, o Doutore não é focado em atender à clínica, mas sim em melhorar o atendimento ao paciente. Por esse motivo, tudo o que o médico/dentista faz no sistema, reflete no histórico (linha do tempo) do paciente que ele estiver atendendo. Todos esses recursos facilitam a rotina, permitindo que os profissionais de saúde atendam ainda mais clientes e de forma organizada, diz Porto, que reforça: Desta maneira, o profissional sabe como foram os atendimentos passados, quando chegou um exame feito pelo paciente, o que ele já prescreveu em determinada receita e até se o paciente tem o costume de faltar às consultas.

A iniciativa nasceu como uma empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio e não para de crescer. Guilherme Porto ressalta que, entre os clientes que aderiram ao Doutore, um médico de 73 anos que há 50 receitava e fazia tudo no papel, aceitou o desafio de modernizar o consultório: Com uma interface amigável e sem necessidade de treinamento prévio, tudo pode ser feito rapidamente.
 
No caso de consultórios com outros programas semelhantes já instalados, o Doutore auxilia na migração dos dados, sempre com o aval do médico para evitar qualquer dificuldade posterior. O Doutore oferece dois planos de pagamento: o mensal, a R$ 99 (noventa e nove reais), e o anual, a R$ 999 (novecentos e noventa e nove reais).



Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
assessoriadeimprensa.ctcpucrio@gmail.com
http://www.ctc.puc-rio.br