Infarto agudo do miocárdio é tema de evento promovido pelo CRM
06/05/2024
O CREMERJ promoveu nesta segunda-feira, 29 de abril, o evento “Infarto Agudo do Miocárdio na Emergência: Descomplicando”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Na ocasião, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente do CREMERJ, Walter Palis; a Secretária de Estado de Saúde do RJ, Claudia Mello; o conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Cardiologia, Roberto Meirelles; o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Vieira Assad; o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Rômulo Capello Teixeira; e o Chefe da Unidade Coronária do Hospital Municipal Miguel Couto, Vinício Elia Soares - que estava representando o Secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.
Durante a abertura do evento, o diretor Roberto Meirelles destacou a importância de promover este tipo de encontro aos estudantes de medicina e profissionais. “Nosso objetivo aqui é descomplicar o atendimento em casos de infarto agudo do miocárdio nas emergências, focando principalmente nos clínicos e emergêncistas que se encontram na linha de frente em UPAs e hospitais públicos e privados”, afirmou Meirelles.
A programação foi composta por diversas palestras. Na primeira parte, a conselheira e membro da CT de Cardiologia do CREMERJ, Glaucia Moraes, forneceu detalhes sobre os dados epidemiológicos que indicam a quantidade de casos de infarto agudo do miocárdio no estado do Rio de Janeiro.
Em seguida, o também membro da CT Antônio Ribeiro Pontes falou a respeito das ações da Secretaria Estadual de Saúde para o tratamento da doença. Depois dele, o chefe da Unidade Coronária do Hospital Municipal Miguel Couto, Vinício Elia Soares, palestrou sobre as ações da Secretaria Municipal da Saúde.
Ao final, a conselheira Ana Cristina Baptista Figueiredo conduziu um debate sobre os principais desafios nas UPAS com o superintendente da Rede de Urgência e Emergência do Município do Rio de Janeiro, Paulo Silveira, e com o subsecretário de Atenção à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Caio Mello.