GT sobre Doenças Raras do CRM recebe moção do Governo do RJ
04/04/2023
A atuação do Grupo de Trabalho (GT) sobre Doenças Raras do CREMERJ recebeu reconhecimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro nessa sexta-feira, 31 de março. A entrega da moção aconteceu na sede do Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, Zona Sul da capital fluminense.
O evento foi promovido em parceria com a Aliança Rara Rio, associação que desenvolve ações voltadas para essa área. A honraria foi concedida ao conselheiro Antônio Abílio Santa Rosa, responsável pelo GT, e às integrantes do grupo Edicléa Mascarenhas Fernandes, Maria Clara Migowski e Eliane Jordão, que também é coordenadora estadual de Atenção às Pessoas com Doenças Raras.
De acordo com Antônio Abílio, a homenagem destaca a atuação do Conselho em apoio à causa das pessoas que possuem tais patologias. “É importante ressaltar a atenção que toda a sociedade deve dedicar a esse assunto. O desconhecimento leva os pacientes com doenças raras a perambularem para buscarem um diagnóstico adequado. A maior parte deles acaba não tendo o tratamento e o aconselhamento genético, que são fundamentais na assistência. Nós do CREMERJ estamos atentos a isso e participantes nesse debate”, comentou o conselheiro.