Julho Amarelo: hepatites virais são alvo da campanha
04/07/2022
Julho é o mês de luta contra as hepatites virais. Conforme instituído pela Lei nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, as ações educativas ocorrem em todo o Brasil e têm por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. A cor utilizada para impulsionar o debate é o amarelo.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. O alvo da campanha do Julho Amarelo são as hepatites virais, classificadas com as letras A, B, C, D e E, a depender do vírus causador.
É preciso ficar atento, pois não são em todos os casos que a enfermidade apresenta sintomas. Quando esses ocorrem, são observados cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas, principalmente, pelo contágio fecal-oral, pela relação sexual desprotegida e pelo contato com sangue contaminado. Assim, as devidas medidas de prevenção, além da vacinação, são a manutenção de uma boa higiene pessoal e alimentar, o adequado saneamento básico, o uso de preservativos e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal que possam ter entrado em contato com sangue.
Participe da campanha
Todos podem entrar na luta contra as hepatites virais, ajudando a espalhar informações verídicas sobre a doença, prevenindo-se, testando e vacinando-se. Mobilize-se!