Saúde mental do Rio é discutida na Câmara dos Vereadores
03/09/2021
O CREMERJ compareceu à audiência pública sobre “Saúde mental no município do Rio de Janeiro – o que esperar no pós-pandemia?”, nessa segunda-feira, 30 de agosto, promovido pela Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O conselheiro Guilherme Toledo, responsável pela Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental do CREMERJ, participou da mesa do evento, que foi híbrido e transmitido pelo canal Rio TV Câmara.
Na ocasião, ele destacou a importância da campanha Setembro Amarelo, que aborda a luta contra o suicídio, e de investimentos para o reforço do atendimento nas emergências psiquiátricas.
“Anualmente, nós temos em torno de um milhão de mortes no mundo por suicídio e o Brasil e o Rio de Janeiro também se destacam nisso, infelizmente. Precisamos trazer este problema como um alerta e o Setembro Amarelo é um dos meios de chamar a atenção para o suicídio. A fase que estamos em relação à saúde mental é muito preocupante, já que tem atingindo adultos e crianças. É preciso conscientizar e reforçar as emergências psiquiátricas, inclusive com a contratação de psiquiatras nas unidades de saúde e onde houver assistência neste sentido”, destacou Guilherme Toledo, lembrando a parceria do CREMERJ com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Clique aqui e assista ao evento na íntegra.