Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Situação da Covid-19 no mundo é tema de webinar do CREMERJ

16/08/2021

A Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ promoveu, no último sábado, 7, o webinar Atualização após 20 meses da Covid-19 no mundo. A abertura do evento foi realizada pelo diretor do CREMERJ Flavio de Sá e pelo pneumologista Rogério Rufino, coordenador da câmara técnica.

“Este assunto é muito importante para nós. Estamos há mais de um ano nesta pandemia e há muitas questões que precisam ser discutidas. Neste webinar, abordamos temas que são relevantes e de bastante interesse para nós que somos médicos”, disse Flavio de Sá.

A presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ), Fernanda Carvalho de Queiroz Mello, apresentou a palestra “Tuberculose e Covid-19 no Brasil e no mundo”. Já o professor de pneumologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Leonardo Carvalho Pessôa falou sobre “Asma e Covid: riscos e consequências”.

Rogério Rufino, que também é professor titular de pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), debateu sobre “Fibrose Pulmonar e Covid: magnitude do problema”. A chefe do serviço de pneumologia pediátrica (IFF/Fiocruz), Tânia Wrobel Folescu, falou sobre a “Covid infantil numa população sem vacina. Podemos ficar despreocupados?”.

Pesquisadora da Fiocruz, a pneumologista Margareth Dalcolmo encerrou o evento apresentando o tema “Acertos e falhas no período pandêmico da Covid”. Em acertos, ela destacou a vacina contra o novo coronavírus como uma das principais descobertas para combater a Covid-19.