Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Carta aberta da Diretoria do CREMERJ para a comunidade médica

16/01/2021

Os membros da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro vêm a público esclarecer pontos fundamentais relacionados à pandemia de SARS-Cov-2.

Desde o início da pandemia, conselheiros e funcionários da autarquia têm se dedicado em auxiliar por meio do nosso trabalho, a árdua missão que foi imposta aos médicos do Rio de Janeiro. Por décadas convivemos com o caos na Saúde Pública. E neste momento, combatemos, diuturnamente, o aumento expressivo do número de casos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave causada pelo novo vírus.

Em respeito aos colegas, mantivemos nosso Conselho trabalhando por todos os dias da pandemia. Intensificamos nosso trabalho de fiscalização em unidades de saúde e do exercício profissional, buscando todas as formas de garantir o mínimo de dignidade aos colegas que labutam no dia a dia dos nossos hospitais superlotados.

O CREMERJ foi pioneiro em exigir que os médicos só trabalhassem em condições de segurança adequada, com a disponibilização de EPIs. E que fossem afastados de suas funções quando possuíssem fatores de risco para desenvolvimento de formas graves da doença. Também trabalhamos na articulação política e judicial em conjunto com Ministério Público e Defensoria, para que, pasmem, conseguíssemos garantir o justo pagamento pelos serviços prestados.

Infelizmente, devido a décadas de enfraquecimento do movimento em defesa dos médicos e da fraca representatividade de nossas instituições, os gestores insistem em desdenhar de nós. Achando que vamos nos submeter a trabalhar em condições insalubres, sem nem ao menos ter garantia que receberemos nosso justo honorário. E nossas famílias sejam cuidadas, se viermos a falecer no campo de batalha da pandemia, infelizmente como muitos pereceram.

O CREMERJ vem trabalhando nos últimos 2 anos dessa gestão para recuperar a dignidade perdida dos médicos, o justo respeito que nossos profissionais merecem, o bom nome, a reputação de nossas instituições representativas e a nossa profissão. Esperamos conseguir completar tal missão, e entregar aos médicos do Rio de Janeiro em 2023, um Conselho mais forte e justo, que defenda, acima de tudo, os médicos e o exercício ético da medicina.

Porém, tal trabalho não é fácil e requer não apenas a dedicação de nossos conselheiros, que não são políticos profissionais ou gestores de operadoras, pois são médicos que também estão na linha de frente e sofrem com os mesmos problemas que todos os outros. Mas, também de todos os colegas do Rio de Janeiro para que procurem o Conselho sempre que necessário, e não aceitem mais de cabeça baixa o enfraquecimento da nossa importante profissão.

Ainda é relevante destacar que o CREMERJ defende a autonomia dos médicos para que atuem dentro das normas éticas de nossa profissão e ditames de sua consciência, escolhendo a melhor alternativa terapêutica para seus pacientes.

No entanto, apoiamos a futura campanha de vacinação a ser implementada no Rio de Janeiro por meio de quaisquer vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Anvisa. E estimulamos para que todos os colegas que façam o mesmo. Iremos utilizar todos os recursos ao nosso dispor, para que essa importante ferramenta seja implementada para dar algum alívio aos nossos guerreiros, que mesmo diante do desconhecido, não deixaram de prestar atendimento à população do Estado do Rio de Janeiro.

Somos médicos
Somos CREMERJ