Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Evento anuncia reforço de médicos na rede federal

06/08/2020

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, participou nessa segunda-feira, 3, da solenidade que apresentou dois novos acordos entre o governo federal e a prefeitura do Rio de Janeiro, que têm o objetivo de fortalecer a saúde na cidade.

Um dos ajustes prevê o reforço de recursos humanos nos hospitais federais, localizados no Rio, bem como nos institutos. Para isso, a rede federal fará uma parceria com a empresa pública municipal Rio Saúde. Já o segundo acordo consiste em aumentar o Teto MAC – que se refere aos atendimentos de média e alta complexidade – em cerca de R$ 200 milhões ao ano, por parte do Ministério da Saúde. Vale lembrar que este repasse é feito pela União às unidades que foram municipalizadas na década de 90.

“A rede federal é responsável pelos atendimentos de alta e média complexidade. Infelizmente, essas unidades têm sofrido com o sucateamento e a falta de recursos humanos. Ter este reforço no número de profissionais e também financeiro é de suma importância. Se concretizados, os acordos beneficiarão não só a população, mas os médicos e os demais profissionais de saúde, que acabam atuando com sobrecarga”, declarou Walter Palis.

Na mesa, estiveram presentes: o presidente do CREMERJ, o prefeito Marcelo Crivella, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e o superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, George Divério.