Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

AOS CIRURGIÕES E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS DO ESTADO DO RIO

28/05/2020

O CFM publicou recentemente uma recomendação sobre “Liberação de cirurgias bariátricas”. Nesta recomendação, o primeiro artigo transcreve-se da seguinte forma: “Nos estados onde não houver determinação do CRM para a suspensão de procedimentos eletivos, as cirurgias bariátricas e metabólicas poderão ser realizadas,...”.

O CREMERJ publicou há 3 semanas a resolução 307/2020 (http://old.cremerj.org.br/legislacao/detalhes.php?id=1437&item=1), que normatiza as cirurgias eletivas no estado, e está vigente. Portanto, segundo a recomendação do CFM e a resolução CREMERJ, no estado do Rio de Janeiro, as cirurgias bariátricas, por enquanto, não são recomendadas. Ontem, as Câmaras Técnicas de Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo e Bariátrica se reuniram, e já começaram a desenhar um plano de retomada de cirurgias bariátricas, tão logo dados epidemiológicos da COVID 19 permitam. Nos próximos dias, o CREMERJ estará recolhendo informações junto aos diretores Médicos dos hospitais do RJ (taxa de ocupação geral, de CTI, número de atendimentos em emergência, programa de fluxo seguro,...), com o fim de mapear a real e atual situação dos hospitais, e junto com dados epidemiológicos emitidos pelas autoridades locais, deliberar sobre as cirurgias bariátricas. Até lá, não está recomendada a realização de procedimentos bariátricos.