CREMERJ apura denúncias sobre a SulAmérica

05/07/2019


O diretor e integrante da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ Luis Guilherme dos Santos se reuniu nesta quinta-feira, 04, com representantes da operadora de saúde SulAmérica. O encontro teve como objetivo checar denúncias enviadas ao Conselho.

Durante a reunião, Luís Guilherme questionou o uso do nome do Conselho como apoiador do Programa Cuidado Coordenado, sem autorização prévia. O diretor também indagou: a informação de que dados dos pacientes são avaliados, em São Paulo, por enfermeiros e não médicos; o assédio em torno dos médicos credenciados para que participem do Programa Cuidado Coordenado; o uso das informações dos pacientes para atrelar a renovações contratuais, resultando em aumento de mensalidades ou a não renovação do plano.

Os representantes da operadora se comprometeram a estipular uma contratualização com o médico e, principalmente, com o paciente para liberação ou não do sigilo dos dados do prontuário. Ainda ficou acertado que será revisto o uso de enfermeiros na avaliação dos dados médicos e que os profissionais que não quiserem participar do Programa Cuidado Coordenado não serão descredenciados.


“Levarei essa questão ao CREMESP para que seja fiscalizado, pois a sede para onde os dados vão é São Paulo. Além disso, vamos abrir um canal de notificação sobre os planos de saúde e cooperativas para que os médicos façam suas reclamações e atuaremos diretamente em casos pessoais”, adiantou Luís Guilherme.