Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento do obstetra Carlos Antônio Montenegro

03/09/2018

O CREMERJ informa o falecimento do ginecologista e obstetra Carlos Antônio Barbosa, aos 76 anos, no dia 30 de agosto. O médico possuía graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966) e Livre-Docência em obstetricia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e pela Universidade Federal Fluminense (1976).

Ele atuou como professor titular de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982-2003) e, também, foi responsável por introduzir o estudo da ultrassonografia e da dopplerfluxometria aplicadas à Obstetrícia no Brasil.

Montenegro se destacou como escritor, tendo publicado inúmeros artigos e capítulos de livros, sendo autor do primeiro livro nacional sobre ultrassonografia em obstetrícia e coautor de "Obstetrícia Fundamental".

Carlos Antônio Barbosa Montenegro era membro emérito da Academia Nacional de Medicina (ANM), da secção de cirurgia, e ocupava a cadeira de nº 63.

PRÊMIOS E TÍTULOS

Título de Habilitação em Ultrassonografia na área de Ginecologia e Obstetrícia, Febrasgo - (1997);

Medalha "Professora Adelaide Lucinda de Moraes, Centro Brasileiro de Dinâmica Populacional e Reprodução Humana (Dinabras) - (1981);

Prêmio "Madame Durocher", Academia Nacional de Medicina - (1973);

Prêmio "Fernando Magalhães", Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro(1972);

Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), Febrasgo - (1969).