Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem realiza sua reunião mensal na sede

13/06/2018

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ promoveu, nesta terça-feira, 12, sua reunião mensal. Durante o encontro, foram apresentadas as ações recentes do CRM na área de saúde pública e realizada uma palestra sobre avaliação física para a realização de esportes.
O coordenador da Cocem, o diretor Serafim Borges, abriu a sessão dando os informes do CREMERJ — entre eles, a publicação da nota de repúdio do CRM contra os cortes na saúde para custear o subsídio ao diesel e o apoio dado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que se manifestou de forma contrária à redução de recursos do programa Farmácia Popular.

“O governo tem realizado cortes de verbas em programas importantes e no repasse para o Sistema Único de Saúde (SUS), que podem significar um retrocesso muito grande para a saúde pública. O CREMERJ tem atuado de forma constante para evitar que o SUS não continue sendo sucateado”, disse Serafim.

Em seguida, o conselheiro José Ramon Blanco atualizou os presentes sobre os temas em discussão na Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ e os recentes debates que envolvem o ato médico. Entre os assuntos apontados pelo conselheiro estão a ação vitoriosa em relação aos optometristas e também ações no sentido de inibir odontólogos de aplicarem toxina botulínica para uso exclusivamente estético em pacientes. Já sobre os assuntos da Comssu, falou sobre a assembleia dos oftalmologistas que discutiu a modalidade de remuneração imposta pela operadora de saúde SulAmérica. A seguradora vem oferecendo um valor fixo (e reduzido) aos especialistas para o estabelecimento de pacote de serviços, incluindo consulta e exames complementares.

A conselheira Erika Reis contou sobre a visita do CREMERJ ao Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), nesta terça-feira, para verificar denúncia de falta de materiais no centro cirúrgico da unidade. Ela também atualizou os presentes sobre a situação da nova emergência, que continua com déficit de recursos humanos.

Na sequência, Serafim Borges apresentou a palestra “Avaliação pré-participação para a prática de exercícios. Como direcionar no consultório?”. A apresentação abordou os seguintes temas: avaliação pré-participação, morte súbita cardíaca, avaliação médica antes da prática de atividade física, dieta e atividade física para crianças, diabetes e capacidade funcional, anamnse, exame físico e ECG de repouso.