Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: três comissões de ética são empossadas

10/04/2018

As comissões de ética médica do Hospital American Cor, do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos e da Policlínica Hélio Pellegrino tomaram posse nesta terça-feira, 10, durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador da Cocem e vice-presidente do Conselho, Serafim Borges, pela diretora Erika Reis e pelos assessores jurídicos do CRM Eurico Cavalcanti e Kátia Oliveira.

Serafim Borges iniciou o encontro falando sobre a crise nos hospitais federais do Rio, com destaque para o Hospital Federal de Bonsucesso (HBF), que teve sua recém-inaugurada emergência parcialmente fechada em março por falta de recursos humanos.

O vice-presidente também comentou sobre a decisão do Ministério da Educação (MEC), confirmada em portaria assinada pelo presidente Michel Temer na última quinta, 5, de suspender a criação de novos cursos de medicina no Brasil pelos próximos cinco anos. “O Brasil só perde para a Índia em número de escolas médicas. São cerca de 313 unidades com um total de 29.983 vagas. As mensalidades das universidades particulares são exorbitantes e isso tudo virou um grande balcão de negócios. Precisamos consertar o que está ruim antes de criar novas escolas”, declarou Serafim.

Em seguida, Erika Reis abordou o crescimento da mortalidade materna no município do Rio nos últimos anos, divulgado em matéria do jornal O Globo publicada no último domingo, 8.  Para Erika, diversos fatores explicam este aumento: “Faltam equipes médicas preparadas e medicamentos adequados; as maternidades públicas estão superlotadas e com clínicos sobrecarregados; e muitas gestantes não tem a chance de fazer o pré-natal como deveriam. O alto índice de mortalidade materna é fruto de uma fraca administração”, afirmou a diretora.

Por fim, representantes de comissões médicas presentes apresentaram algumas situações de suas unidades, como o uso de aparelhos celulares por médicos e pacientes durante consultas, e discutiram os temas com a mesa.

Confira abaixo as comissões recém-empossadas, cujos mandatos seguem até 10 de abril de 2021.

HOSPITAL AMERICAN COR 
Membros eleitos para o primeiro mandato: 

Efetivos: Daniel Marzulo Reis, Herbert Gonçalves Kretti e Sergio Eduardo Carrato. 
Suplentes: Priscilla Duque Estrada Meyer, Caroline Portalet Nico e David Sufiate de Oliveira.

HOSPITAL DE AERONÁUTICA DOS AFONSOS
Membros eleitos para o segundo mandato: 

Efetivos: Patrícia da Costa Santos, Roberta de Medeiros Muniz e Vanessa Ferreira Gomes.
Suplentes: Tatiana Chaves Ribeiro de Mello, Jose Rodrigues Ravani e Aline Queiroz Gonçalves.

POLICLÍNICA HÉLIO PELLEGRINO 
Membros eleitos para o segundo mandato:
Efetivos: Mônica Barros Pereira Carneiro e Maria de Fatima F. de Vasconcelos. 
Suplentes: Luciana Maria Figueiredo de Abreu e Carlos Augusto Soares de Souza.