Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Diretor do CREMERJ é homenageado em congresso de cardiologia

06/12/2016

O diretor do CREMERJ Serafim Borges foi homenageado durante a abertura do 23º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (Derc), que aconteceu nessa quinta-feira, 1º, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Na ocasião, o conselheiro foi citado como referência em cardiologia e na medicina esportiva e teve momentos importantes da sua carreira lembrados com fotos exibidas em um telão.

“O Serafim é um grande nome na nossa especialidade. Ele criou, por exemplo, o projeto Soma, no Clube de Regatas do Flamengo, onde faz uma triagem de jovens e adolescentes, evitando problemas futuros. Também trabalhou quatro vezes com a Seleção Brasileira de futebol e atualmente integra a diretoria da Socerj. No CREMERJ, ele, além de diretor, é responsável pelas Câmaras Técnicas de Cardiologia e de Medicina do Esporte, que são bastante atuantes. Serafim cumpre a nossa missão, que é a de salvar vidas, e é merecedor dessa lembrança”, ressaltou o presidente do congresso, Ricardo Vivacqua. 

O diretor do CREMERJ agradeceu o reconhecimento, lembrando a importante atuação da SBC e do Derc. “Fica difícil ter palavras nesse momento. Estou com colegas com quem milito há anos, além de familiares, e receber essa homenagem é muito especial. Sabemos que a saúde pública de nosso Estado vai mal, mas continuamos na luta em defesa do SUS e da nossa população carente. Espero que todos tenham um bom congresso”, disse Serafim, que, em seguida, recebeu placa de homenagem.

Foram também homenageados o cardiologista Josmar de Castro Alves, que presidiu dois congressos do departamento; a empresária Rachel Lima, pela dedicação na confecção da Revista do Derc; e a sócia-diretora da Nyty Eventos, Rosana Bety Alvarenga, que fez a secretaria-executiva do congresso. 

Além de Ricardo Vivacqua, a mesa de abertura contou com a participação de Serafim Borges, que representou também o Conselho Federal de Medicina (CFM); do vice-presidente da SBC, Eduardo Nagib; do presidente do Derc, Salvador Manoel Serra; e da vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Adriana Xavier de Brito. Em seguida, foi realizada a primeira conferência, ministrada pelo professor Antônio Claudio Nóbrega, que abordou o tema interação entre o estresse mental e o exercício físico.

“Foram cerca de 400 congressistas este ano. Tivemos um evento científico magnífico, com palestrantes de altíssimo nível. Realizamos o congresso no Rio de Janeiro, onde tudo começou. Alguns não sabem, mas o Iecac, na nossa cidade, foi o primeiro lugar do Brasil a ter ergometria e reabilitação cardiovascular. Por isso, a realização aqui é tão gratificante”, relatou Salvador Manoel Serra.