Assembleia debate gratificação por desempenho dos médicos

29/11/2016


O CREMERJ participou, nessa segunda-feira, 28, de uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ) com a senadora Rose de Freitas para debater a recuperação integral da gratificação por desempenho dos médicos federais, suspensa desde 2012.

Além da senadora, a mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente do Conselho Nelson Nahon, pelo presidente do SinMed/RJ, Jorge Darze; e pelo representante da Federação Nacional dos Médicos Eglif Negreiros.   

No encontro, Rose de Freitas esclareceu aos médicos de diferentes unidades da rede federal, como Hospital da Lagoa, Andaraí e Ipanema, os procedimentos adotados junto ao governo para que seja realizado o pagamento da diferença.

No início deste ano, os ministérios da Fazenda e do Planejamento já tinham autorizado a liberação dos recursos necessários para a equiparação da gratificação por desempenho dos médicos a de outras categorias de nível superior. Rose de Freitas informou que as negociações continuam e que na próxima semana acontecerá uma reunião com os dois ministérios para tratar dos detalhes do acordo.

Durante a reunião, Nelson Nahon lembrou as ações do CREMERJ no movimento organizado pelas entidades médicas que lutaram para evitar as perdas com a Medida Provisória 568. Ele também pediu que a senadora intercedesse junto ao Ministério da Saúde para auxiliar na atual situação de crise enfrentada pelo Rio de Janeiro. 

“Tivemos uma reunião com o ministro e entregamos um relatório com diversas fiscalizações realizadas pelo Conselho. No entanto, ele negou nosso pedido de intervenção e vetou qualquer ajuda imediata para os problemas”, disse o vice-presidente.

Ao fim da assembleia, a senadora recebeu uma homenagem do Sinmed-RJ pela contribuição ao movimento.