Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

V Fórum do ensino médico debate desafios e êxitos da educação

26/09/2016

O CREMERJ, através da sua Comissão de Ensino Médico, promoveu o "V Fórum: CREMERJ e Ensino Médico - Desafios e Conquistas", nesta quarta-feira, 14, no auditório Júlio Sanderson. Para abrir os debates, o presidente do Conselho, Pablo Vazquez, convidou para compor a mesa a coordenadora da comissão e conselheira, Vera Fonseca, e o representante da Associação Brasileira de Educação Médico (Abem), Francisco Barbosa.

Para Vazquez, a garantia de assistência médica com qualidade depende da formação médica. “As faculdades de medicina têm que ter professores capacitados e estimulados, assim como instalações e recursos materiais adequados. Os cursos devem ser avaliados, buscando sempre a excelência, cobrando melhoras daqueles que apresentem deficiências e, até mesmo, fechando os que apresentarem falhas graves”, declarou.

A coordenadora da Comissão de Ensino Médico, Vera Fonseca, falou sobre a situação, tanto dos docentes quanto dos discentes, em relação às novas formas de avaliação. Ela também classificou como positiva a união do CFM e a Abem, no intuito de discutir e debater os diferentes modelos de ensino médico. "Alguns médicos não entendem porque o Conselho se preocupa tanto com essa questão. Sabemos que as universidades têm autonomia, mas é preciso ter um acompanhamento para que o currículo médico melhore cada vez mais", explicou.

Em seguida, o representante da Abem, Francisco Barbosa, citou a implantação da cultura de acreditação nas escolas médicas e o Código de Ética do Estudante de Medicina como boas iniciativas na luta pela qualidade da educação.

A mesa redonda Entendendo as Novas Avaliações abriu espaço para a apresentação de temas diversos. Para falar sobre Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN / 2014) foi convidada a professora da UFRJ, Ivani Bursztyn. O tema Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) foi apresentado pelo professor Milton de Arruda Martins. Em seguida, a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) foi explicada pelo professor Lino Sieiro Netto, e o tema Comissão de Avaliação das Escolas da Área de Saúde pela professora da UFRJ, Rosana Alves. Marcos Vianna encerrou as apresentações falando sobre Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância e, brevemente, sobre Teste de progresso.

Também participaram do evento os conselheiros Nelson Nahon e Márcia Rosa de Araujo.