Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Colégio Brasileiro de Cirurgiões comemora 87 anos

26/07/2016

Representando o CREMERJ, a conselheira Márcia Rosa de Araujo compareceu à solenidade comemorativa do 87º aniversário do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), realizada na sede da entidade, nesse sábado, 23. Na ocasião também aconteceu a posse de novos membros titulares, eméritos e adjuntos jubilados, além da entrega dos prêmios “Oscar Alves”, “Brant Paes Leme” e “Colégio Brasileiro de Cirurgiões” a Elizabeth Gomes dos Santos (RJ), Jorge Miguel Schettino César (MG) e Fernando Manoel Paes Leme, respectivamente.

Na mesa solene, estiveram presentes o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; presidente e o vice-presidente do CBC, Paulo Roberto Corsi e Savino Gasparini; o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ), Jorge Darze; além dos representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Academia Nacional de Medicina (ANM) e do Conselho Superior do CBC Jorge Carlos Machado Cury, Pietro Novellino e Orlando Vieira, na ordem.

Segundo o presidente do CBC, o objetivo da solenidade é celebrar o aniversário da entidade e lembrar grandes nomes da medicina. “O Colégio Brasileiro de Cirurgiões é uma das mais antigas associações médicas do Brasil. As missões do CBC sempre foram voltadas para a educação médica continuada, a reciclagem médica e o aperfeiçoamento da formação do médico e do cirurgião, tanto que uma das mais recentes vitórias do Colégio foi a aprovação da extensão do tempo de residência médica em cirurgia geral. Portanto, a partir de 2018, a residência terá duração de três anos, assim conseguiremos uma melhor formação e a valorização dessa especialidade tão importante”, comemorou Paulo Roberto Corsi.

Para Márcia Rosa, o CBC é uma entidade que tem tradição e respeitabilidade nacional. “Nós, do CREMERJ, estamos presentes para prestigiar essa associação de grande relevância ao movimento médico e que muito colaborou na construção da causa médica”, disse a conselheira.

Tomaram posse como membros eméritos e adjuntos jubilados do Rio de Janeiro os médicos Claudio do Carmo Chaves, Dayse Coutinho Valente, Delta Madureira Filho, Edi-Nobá de Souza Balieiro, Marco Antonio Marques Leite, Maria da Glória Patello, Roberto Frota Pessoa e Lauro Scheffel.

Representando a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), a conselheira do CREMERJ Kássie Cargnin também participou do evento.