Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novos conselheiros do CFM tomam posse em Brasília

02/10/2014

Os novos conselheiros da gestão 2014-2019 tomaram posse nessa quarta-feira (1º de outubro) em uma cerimônia administrativa na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). O ato marcou a despedida da gestão 2009-2014, sob presidência de Roberto Luiz d’Avila. Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria da entidade. O conselheiro que representa Pernambuco no Conselho Federal, Carlos Vital Corrêa Lima, foi eleito o novo presidente.

Também foram eleitos o 1º vice-presidente Mauro Luiz de Britto Ribeiro (Mato Grosso do Sul); o 2º vice-presidente Jecé Freitas Brandão (Bahia); o 3º vice-presidente Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (Alagoas); o secretário-geral Henrique Batista e Silva (Sergipe); o 1º secretário Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen (Minas Gerais); e o 2º secretário Sidnei Ferreira (Rio de Janeiro). Integram ainda a nova diretoria o tesoureiro José Hiran da Silva Gallo (Rondônia); o 2º tesoureiro Dalvélio de Paiva Madruga (Paraíba); o corregedor José Fernando Maia Vinagre (Mato Grosso) e o vice-corregedor Celso Murad (Espírito Santo).

A Comissão de Tomada de Contas do CFM será composta por Cláudio Balduíno Souto Franzen (Rio Grande do Sul), Lúcio Flávio Gonzaga Silva (Ceará) e Donizette Dimer Giamberardino Filho (Paraná).

Para Sidnei Ferreira, que representa o CFM no Rio de Janeiro, o maior desafio é unir médicos e entidades médicas nacionais e regionais para enfrentar os equívocos cometidos pelos governos, além da falta de planejamento e de investimento na Saúde.

“É um momento importante. Vamos continuar lutando em defesa da medicina, dos médicos e por uma saúde de qualidade para a população. Temos um compromisso com a categoria médica e com a sociedade e vamos cobrar soluções para a Saúde pública e suplementar”, afirmou.

Encontro Nacional
Após a posse dos novos conselheiros, o grupo se dirigiu para a sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), onde acontece o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2014 – evento tradicional realizado duas vezes ao ano. A programação inclui temas como "os descaminhos da saúde pública no mundo", "doenças raras/medicamentos órfãos", "preservação da autonomia profissional diante de políticas públicas recessidas", e "fiscalização nos CRMs".

O evento, que termina nesta quinta-feira, 2, teve início ontem, 1º, às 20h. Na primeira noite, ocorreu a solenidade de posse dos novos membros.