Primeira sociedade de Medicina do Trabalho no Brasil, ABMT celebra 75 anos com Congresso

Evento terá programação para médicos e demais profissionais de SST e contará com palestra de abertura de Leandro Karnal

Em dezembro de 1944, cerca de 30 médicos e engenheiros oficializaram a criação da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho - ABMT , primeira instituição no país voltada para a saúde do trabalhador . Para celebrar a marca de 75 anos, a ABMT organiza Congresso nos dias 13 e 14 de dezembro, no Rio de Janeiro. – Temos muito orgulho da história da ABMT, que foi o embrião da Medicina do Trabalho como especialidade no Brasil. Mas olhamos também para o presente e vamos abordar questões atuais como a integralidade e a equidade – avalia o presidente da ABMT, Dr. Gualter Nunes.

A programação científica é composta de quatro cursos e seis plenárias temáticas. Há atividades exclusivas para médicos e outras voltadas para demais profissionais de saúde e segurança do trabalho, como enfermeiros, engenheiros, profissionais de Recursos Humanos, advogados , entre outros. – A Associação já nasceu interdisciplinar , com engenheiros e médicos trabalhando em conjunto. Acreditamos que essa cooperação é fundamental para o bom desenvolvimento das políticas de SST, por isso vamos contemplar outras áreas no Congresso – explica Nunes.

Com a proposta de diminuir desigualdades (equidade) e de considerar as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades (integralidade), o Congresso da ABMT terá na abertura palestras de Leandro Karnal e do ex-presidente da ABMT Dr. Paulo Rebelo . A plenária sobre Gestão em Medicina do Trabalho abordará temas como saúde suplementar e conduta para casos de dengue e doenças relacionadas. Na plenária sobre riscos em transportes, serão debatidas questões importantes para trabalhadores da aviação , rodoviários e aquaviários. Há também plenária sobre reabilitação profissional, conduta e acessibilidade para trabalhadores com deficiência . Outro tema abordado será qualidade de vida e integração entre lazer e vida profissional. Valorizando a integração entre a saúde do trabalhador e outros setores da sociedade, o Congresso da ABMT receberá também instituições como Médicos sem Fronteiras - MSF e Centro de Valorização da Vida - CVV.

O Congresso da ABMT acontece no Hotel Windsor Florida (Rua Ferreira Viana, 81 Flamengo - Rio de Janeiro), nos dias 13 e 14 de dezembro. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.abmt75anos.com

Serviço: Congresso ABMT 75 Anos
Data: 13 e 14 de dezembro de 2019
Local: Hotel Windsor Florida (Rua Ferreira Viana, 81 Flamengo - Rio de Janeiro)
Público: Médicos do Trabalho e demais profissionais de saúde e segurança do trabalho
Inscrições e mais informações em www.abmt75anos.com