Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Adaptação do corpo à vida ‘fitness’ demanda tempo

Extra / Bem viver

17/11/2018


A mudança deve ser feita de forma gradual e sempre sob orientação profissional

 

Falta pouco mais de um mês para o verão e é nesta época que as pessoas começam a se preparar para a estação mais quente do ano, que é sinônimo de muita praia e pouca roupa. As academias ficam lotadas de gente em busca de um milagre: emagrecer ou criar músculos em poucas semanas. A expectativa é alta, assim como as chances de frustração. Deixar o sedentarismo para passar a ter uma vida “fitness” demanda tempo, paciência e determinação.

— Algumas pessoas são “oito ou oitenta”: um dia são sedentárias e no dia seguinte querem ser extremamente saudáveis. É um erro querer fazer tudo perfeito logo no começo. Toda mudança requer adaptação e isso não ocorre da noite para o dia. A pessoa pode até conseguir manter este novo estilo de vida por algumas semanas, mas logo se cansa — afirma Rodrigo Lourenço, personal trainer da RL Fitness.

Começar em um ritmo acelerado demais para a sua rotina pode não apenas frustrar seus objetivos como desanimá-lo de vez. Por isso, de acordo com Felipe Goulart, conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (Cref 1), a indicação é encontrar a atividade física mais agradável para cada pessoa.

A pessoa precisa se encontrar e isso dará a ela motivação para continuar. É preciso receber orientação profissional tanto do lado da atividade física quanto no lado nutricional — alerta.

     

COMEMORE CADA CONQUISTA

Os benefícios de praticar atividades físicas podem ser sentidos já nas primeiras semanas de prática. Mas o metabolismo só fica totalmente adaptado a partir do quinto mês de treinamento, diz Felipe. É bom ter em mente o seu objetivo maior e separá-lo em pequenas metas para serem concluídas em menos tempo.

Toda pequena conquista deve ser comemorada, nem que seja contando para um amigo. Mas em caso de não conseguir bater uma meta, é preciso avaliar o que você fez de errado para não repetir.