Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo


PARECER CREMERJ Nº 173/2006

INTERESSADO: Dra. C. V. C.

RELATORES: Consº Antônio Carlos Veloso da Silveira Tuche e Dr. Marcos Brazão
Câmara Técnica de Medicina Esportiva do CREMERJ


ACERCA DA DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA DA MEDICINA ESPORTIVA.

EMENTA: Segundo a Federação Internacional de Medicina do Esporte, trata-se de uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar. Outra vertente utiliza o exercício como instrumento de prevenção primária e secundária, de diagnóstico e avaliação, e como coadjuvante no tratamento de doenças crônico-degenerativas.

CONSULTA: Consulta encaminhada pela Dra. C. V. C., que deseja saber se a Medicina Esportiva é uma especialidade médica ou área de atuação. Deseja, ainda, receber informações sobre o que é e qual a abrangência desta especialidade.

PARECER: A Medicina Esportiva é uma especialidade devidamente reconhecida no Brasil pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica. Para a obtenção do título de especialista, deve o médico cursar Residência Médica na especialidade, desde que reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – após sua implementação prática – e/ou submeter-se à prova escrita, que se realiza anualmente e é elaborada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a legítima representante da especialidade junto ao CFM, AMB e CNRM.

A Medicina Esportiva é uma das especialidades médicas mais antigas, uma vez que há relatos de 1.550 a.C. do uso clínico da atividade física e do exercício físico. É interessante destacar que a Federação Internacional de Medicina do Esporte foi a primeira entidade a congregar médicos de diferentes países para discutir aspectos relacionados a uma especialidade. Isto aconteceu durante os Jogos de Inverno de Saint Moritz em 1928.

O que é Medicina Esportiva?

Várias são as definições que têm sido propostas para a Medicina Esportiva. A Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), por exemplo, adotou em 1977 a seguinte definição: "Medicina Esportiva é uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar."

Deve-se ressaltar que a Medicina Esportiva não lida somente com atletas de alto rendimento, sendo este apenas um dos segmentos da especialidade que se ocupa da manutenção da saúde, prevenção e tratamento das lesões e otimização do desempenho físico.

A outra vertente da especialidade se presta à utilização do exercício como instrumento de prevenção primária (programas de exercícios para indivíduos aparentemente saudáveis com o intuito de prevenir ou retardar o aparecimento de diversas doenças, prevenção de lesões ortopédicas etc.) e secundária (programas de reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica, reabilitação de lesões ortopédicas), como instrumento de diagnóstico e avaliação (teste de esforço clínico, teste de exercício cardiopulmonar ou avaliação clínica de um atleta) e como coadjuvante no tratamento de doenças crônico-degenerativas (programas de exercícios para cardiopatas, pneumopatas, obesos, diabéticos etc.).

Por uma série de mecanismos, o exercício auxilia também melhorando o prognóstico em uma série de situações clínicas. Esse conceito deve e merece ser conhecido por todos os profissionais da área de saúde e afins. Em suma, a Medicina Esportiva é uma especialidade que trabalha com um conteúdo específico, não contemplado ou apenas parcialmente contemplado em outras especialidades médicas, utilizando o exercício e a atividade física como instrumentos de promoção da saúde e da qualidade de vida.

É o parecer, s. m. j.

(Aprovado na Sessão Plenária de 04/09/2006).



Não existem anexos para esta legislação.

Atenção: Com a edição de novas leis e/ou resoluções, pareceres antigos podem estar desatualizados.

Sede: Praia de Botafogo, 228 – Botafogo – CEP: 22.250-145
Tel.: (21) 3184-7050 – Fax: (21) 3184-7120
Homepage: www.cremerj.org.br