Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

PARECER CREMERJ N. 152/2003


INTERESSADO: Dr. A. C. C.
RELATOR: Cons. Cantídio Drumond Neto
                     Câmara Técnica de Cardiologia do CREMERJ

QUESTÕES RELATIVAS À REMOÇÃO DE PACIENTES COM RISCO DE VIDA

EMENTA: Esclarece que no caso de remoções de pacientes com risco de vida, os familiares devem, idealmente, ser informados e estarem concordes com a conduta.

CONSULTA: Consulta encaminhada pelo Dr. A. C. C., o qual informa trabalhar na Unidade Coronariana do Hospital do Andaraí, onde não há serviços de hemodinâmica  e cirurgia cardíaca e, por isso, freqüentemente são feitas remoções de pacientes com risco de vida, para outros serviços, para a realização dos referidos procedimentos. Ante o exposto, o Consulente indaga se é necessário obter autorização, por escrito, dos familiares ou responsáveis, para que sejam efetuados tais transportes.
  
PARECER: A Câmara Técnica de Cardiologia entende que idealmente os familiares deviam ser informados e estarem concordes com a conduta. Caso haja emergência na necessidade do procedimento e os familiares não estejam alcançáveis, sugerimos formação de junta de pelo menos 03 (três) médicos, se disponíveis, concordando com a conduta.

É o parecer; s. m. j.

(Aprovado em Sessão Plenária de 03/12/2003)


Não existem anexos para esta legislação.

Atenção: Com a edição de novas leis e/ou resoluções, pareceres antigos podem estar desatualizados.

Sede: Praia de Botafogo, 228 – Botafogo – CEP: 22.250-145
Tel.: (21) 3184-7050 – Fax: (21) 3184-7120
Homepage: www.cremerj.org.br