
PARECER CREMERJ N. 142/2003
INTERESSADO: Dr. R. C. S.
RELATORES: Cons. José Luiz Furtado Curzio
Dra. Marilena Campos de Lima
Câmara Técnica de Medicina Legal do CREMERJ
QUESTÕES RELATIVAS À COLETA DE SANGUE EM VÍTIMAS FATAIS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
EMENTA: Esclarece ser a coleta de sangue em vítimas fatais de acidentes de trânsito um procedimento de rotina. É um exame complementar e um dado importante no aspecto jurídico para apurar a responsabilidade criminal, exceto quando o cadáver estiver em putrefação.
CONSULTA: Consulta encaminhada por profissional médico, o qual solicita parecer acerca da coleta de sangue em cadáveres - vítimas fatais de acidentes de trânsito / colisão de veículos e atropelamentos - para dosagem de alcoolemia.
PARECER: A Câmara Técnica de Medicina Legal esclarece que a coleta de sangue em cadáveres - vítimas fatais de acidentes de trânsito - não é um procedimento incorreto. É um procedimento de rotina, que além de exame complementar é um dado importante no aspecto jurídico para apurar a responsabilidade criminal, exceto quando o cadáver estiver em putrefação, pois este resultado será duvidoso, uma vez que a putrefação produz substâncias redutoras semelhantes ao álcool etílico.
Nos acidentes de trânsito deve ser sempre realizado o exame toxológico nas vítimas. Nos casos de morte violenta preconiza-se seja feita a dosagem de álcool nas vísceras ou no sangue do hemicárdio direito - para evitar possível erro determinado pela difusão pos mortem de bebida alcoólica - ou no sangue da veia femural.
É o parecer; s. m. j.
(Aprovado em Sessão Plenária de 01/08/2003)
Não existem anexos para esta legislação.
Atenção: Com a edição de novas leis e/ou resoluções, pareceres antigos podem estar desatualizados.
Sede: Praia de Botafogo, 228 – Botafogo – CEP: 22.250-145
Tel.: (21) 3184-7050 – Fax: (21) 3184-7120
Homepage: www.cremerj.org.br