Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Estado inaugura hospital de campanha Lagoa-Barra neste sábado

27/04/2020

Unidade foi erguida em 19 dias no Leblon pela Rede DOr e parceiros

O Governo do Estado inaugura neste sábado (25/04) o primeiro hospital de campanha do estado dedicado exclusivamente a pacientes do SUS infectados pela Covid-19. A estrutura, que foi erguida em 19 dias num terreno ao lado do 23º BPM, no Leblon, Zona Sul da capital, oferecerá 200 leitos (100 deles de UTI) e será operado pela Rede D´Or. Inicialmente, serão abertos 30 leitos, sendo 10 de UTI.

O Hospital Lagoa-Barra receberá, a partir das 18h deste sábado, apenas pacientes encaminhados pela SES por meio da Central Estadual de Regulação. Todo o investimento foi feito pela iniciativa privada e funcionará por quatro meses. Os outros leitos serão ocupados de forma gradativa.

- No meio de uma crise sem precedentes na nossa história, é muito importante saber que podemos contar com o apoio da iniciativa privada. Desde os primeiros sinais de que o coronavírus teria essa força, o Governo do Estado se empenha para proteger os nossos cidadãos e trabalha para aumentar a capacidade de atendimento médico. A abertura dos hospitais de campanha vai nos possibilitar diminuir a pressão no nosso sistema de saúde. Com o tempo e a certeza de que não estaremos colocando vidas em risco, poderemos ter a volta gradual e regionalizada das atividades que hoje estão suspensas - afirmou o governador Wilson Witzel.

O hospital contará com tomografia digital, radiologia convencional, aparelhos de ultrassom e ecocardiograma e laboratório de patologia clínica. Além da unidade no Leblon, a secretaria vai disponibilizar 1,8 mil leitos em outros 8 hospitais de campanha e um modular, que serão abertos de forma gradativa no mês de maio na capital, Região Metropolitana e interior, de acordo com a evolução da pandemia. O próximo a ser inaugurado deverá ser o do Maracanã, que terá 400 leitos, 80 deles de UTI, nos primeiros dias de maio.

- A inauguração do hospital de Leblon é fundamental para o sistema público de saúde, especialmente neste momento em que as taxas de ocupação na rede estadual crescem rapidamente. Ao longo do próximo mês, outras unidades de campanha serão inauguradas pelo estado - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Até o momento, a secretaria abriu 521 novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid em todo o estado. Desse total, 256 são UTIs e 265 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 137 leitos para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

- É com muito orgulho que estamos realizando em tempo recorde uma das maiores ações da iniciativa privada em parceria com o poder público para o combate ao coronavírus em todo o Brasil. Agradeço a todas as equipes que tornaram possível esse projeto - destacou Paulo Moll, presidente da Rede D'Or, que tem origem no Rio de Janeiro e é hoje a maior rede de hospitais privados do país.

Fonte: SES-RJ