Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem emite comunicado sobre indicações da tomografia para diagnóstico de Covid-19

10/04/2020

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), representante oficial da especialidade no Brasil, informa que a tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do tórax é uma ferramenta diagnóstica aliada para o diagnóstico da Covid-19, pois apresenta alta especificidade e moderada sensibilidade. Entretanto, não deve ser usada isoladamente para identificar a Covid-19, tampouco deve ser realizada para rastreamento da doença, sendo sua indicação apenas para pacientes hospitalizados com recomendação clínica específica quando sintomáticos.

 

Para se definir um diagnóstico de Covid-19 é preciso estar pautado nas informações clínico-epidemiológicas e nos exames RT-PCR e/ou sorologia. Os achados da tomografia devem auxiliar nessa definição diagnóstica, porém precisam ser cuidadosamente correlacionados com os dados clínicos e laboratoriais.

 

Vale ressaltar que o CBR criou orientações técnicas específicas quanto à indicação e utilização da tomografia no diagnóstico da Covid-19 e à descrição clara dos achados tomográficos nas conclusões dos laudos. Todo material técnico está disponível no seu site, um canal aberto e informativo para a comunicação direta com o público e seus médicos associados. 

 

https://cbr.org.br/covid-19/

 

Fonte: Colégio Brasileiro de Radiologia