Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SES zera lista de testes de coronavírus no Lacen

03/04/2020

Laboratório ampliará a capacidade de testagem para cerca de 900 amostras por dia

Com o reforço de novos equipamentos, reorganização de recursos humanos e parcerias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pôde ampliar a capacidade de testagem biomolecular de coronavírus do Laboratório Central Noel Nutel (Lacen) e, já no fim desta semana, zerar a lista de amostras que aguardam laudos. Com isso, o Lacen, que passou a funcionar durante 24h por dia, aumentou a capacidade de analisar cerca de 900 amostras diariamente, sendo 500 no próprio laboratório e o restante por meio de parcerias firmadas com o IBEX (Instituto de Biologia do Exército), a Fiocruz e a UERJ.

Desde a entrada do coronavírus no Rio de Janeiro, o Lacen já processou cerca de 5 mil exames, prioritariamente de pacientes graves, profissionais de saúde e óbitos em investigação.

"Essas medidas permitirão que os laudos dos pacientes saiam, em média, 48h após a entrada. Com mais agilidade no processo de confirmação ou descarte dos casos, acompanharemos com maior realidade o cenário epidemiológico e a evolução da curva de casos. Essa visão nos ajudará a definir futuras ações de enfrentamento ao vírus", indica o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Outra frente de análise da Covid-19 em que o Governo do Estado tem investido são os testes rápidos em massa. Do 1,2 milhão de kits adquiridos pela SES, o primeiro lote com 700 mil unidades chega nos próximos dias e a previsão é que o restante chegue ainda este mês.

Ainda segundo o secretário Edmar, contar com testes rápidos não significa o uso indiscriminado do material. Ele explica que, no enfrentamento ao coronavírus, tão fundamental quanto ter o insumo será a estratégia aplicada.

"Os testes rápidos nos possibilitarão fazer uma avaliação ainda mais precisa da incidência da doença por regiões", disse.

Fonte: SES-RJ