Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Portal de Periódicos CAPES reúne conteúdo sobre coronavírus

01/04/2020

Editoras removem controle de acesso a conteúdos em atenção à pandemia

No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de covid-19. Em atenção ao controle da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) e suas possíveis consequências, estudiosos, cientistas e profissionais ligados à saúde buscam cada vez mais insumos para suprir a demanda de emergência global de saúde pública.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apoia os contínuos esforços da comunidade científica no combate ao vírus. A instituição disponibiliza, por meio do Portal de Periódicos, diversos conteúdos para o enfrentamento dos atuais desafios clínicos relacionados ao covid-19.

Para dar força a esse trabalho, o órgão emitiu um ofício no dia 20 de março convocando os editores internacionais a se mobilizarem na luta contra o novo coronavírus. O presidente da CAPES, Benedito Aguiar, solicitou o acesso aberto a artigos e outros materiais pertinentes ao tema de forma rápida, irrestrita e ampla.

O documento soma forças com a carta aberta assinada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que solicita aos editores científicos a remoção do controle de acesso a resultados de pesquisa e dados relevantes para o momento.

Diversas editoras se uniram à iniciativa e estão permitindo acesso gratuito a conteúdos relacionados ao coronavírus. Os conteúdos ficarão disponíveis sem controle de acesso por tempo limitado, determinado por cada editora.

As informações são publicadas no Portal de Periódicos CAPES e atualizadas com frequência.

Fonte: Capes