Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nova diretoria assume Academia Nacional de Medicina

09/03/2020

O oftalmologista paulista Rubens Belfort Jr. é o novo presidente da Academia Nacional de Medicina. Em 190 anos, é a primeira vez que um médico de fora do Rio de Janeiro assume a presidência. A posse se realizará na próxima terça-feira, dia 3 de março, nos salões da ANM. O mandado é para o biênio 2020-2021. 

Belfort Jr. receberá a faixa presidencial das mãos do Acadêmico antecessor, Jorge Alberto Costa e Silva.

Eleito como membro titular em 1998, Belfort Jr. liderará 100 dos melhores médicos do país que se dedicarão às atividades de congregar profissionais em reuniões periódicas com o intuito de debater questões pertinentes à medicina nacional e internacional, incluindo as sessões científicas, que ocorrem toda quinta-feira. Além de outros projetos como se aproximar da sociedade através de conteúdos médicos de forma mais acessível; do programa de incentivo a jovens lideranças médicas e eventos internacionais como a transmissão do TEDMED 2020, neste mês de março. 

Saiba mais sobre o ANM

A história da Academia Nacional de Medicina confunde-se com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18 horas, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da Academia Nacional de Medicina a mais antiga e única entidade científica dedicada à saúde a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros. Neste ano, serão nove prêmios em diversas categorias e as inscrições continuam abertas

Fonte: Academia Nacional de Medicina