Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Professor da PUC-PR e da UFPR assume a presidência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

23/01/2020

O cirurgião Luiz Carlos Von Bahten tomou posse, no dia 10/01, como presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões para a gestão 2020/2021, junto com os integrantes do seu Diretório e os novos mestres dos Capítulos de todo país. O ministro da Saúde e membro Honorário Nacional da entidade, Luiz Henrique Mandetta, compareceu à solenidade e teve a honra de entregar ao seu pai, Hélio Mandetta (GO), e membro Emérito, o Prêmio Medalha do Mérito Cirúrgico do CBC.A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções do CBC, no Rio de Janeiro.

Esta é a primeira vez, nos 90 anos da entidade, que um médico do Sul do Brasil assume a presidência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a maior associação cirúrgica da América Latina, com mais de 7 mil membros. Luiz Carlos Von Bahten vinha exercendo o cargo de diretor do Departamento de Defesa Profissional do CBC.

Natural da cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, o cirurgião é mestre em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor de cirurgia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Na programação aconteceu também a posse de novos membros Titulares e a entrega de diplomas aos novos Eméritos do Prêmio Medalha do Mérito Personalidade CBC a Paulo Rzezinski Juarez de Carvalho (in memoriam) e José Antônio Lamenza, além da entrega simbólica das cadeiras do auditório A.

A mesa diretora foi composta por Lincoln Gomes (presidente da AMB), Orlando Marques Vieira (representando o Conselho Superior do CBC), Luiz Henrique Mandetta (ministro da Saúde), Savino Gasparini Neto (presidente do CBC), Luiz Carlos Von Bahten (presidente eleito), Samir Rasslan (representando o Conselho Superior) e Sylvio Provenzano (presidente do CREMERJ).

O CBC esteve sempre presente na vanguarda e progresso da cirurgia brasileira, fruto e resultado do trabalho, do esforço e da dedicação dos cirurgiões no decorrer destes 90 anos de existência, percorrido por várias gerações. Todos mantiveram acesas as virtudes e a chama dos que querem aprender, saber e ensinar cirurgia. O CBC é a casa do cirurgião brasileiro. Por isso, sempre em construção, a nossa casa completou mais um ciclo, destacou o presidente da gestão 2018/2019, Savino Gasparini, no seu discurso durante a transmissão do cargo ao presidente da gestão 2020/2021, Luiz Carlos Von Bahten.

O novo presidente, Luiz Carlos Von Bahten, destacou a importância da continuidade do projeto de modernização do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que vem acontecendo há várias gestões, agradeceu o apoio do ECBC Savino Gasparini e as realizações de sua gestão. Revelou que um dos objetivos principais para o biênio 2020/2021 é a integração e interiorização do CBC, proporcionando o avanço da educação continuada na área de cirurgia em todo o país.

Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)