Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CNNutro 2020: ABRAN recebe inscrições para especialização em Nutrologia

08/10/2019

Pós-graduação é oferecida pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Especialidade se consolida como uma das mais promissoras no Brasil

Começa hoje o período de inscrição para o Curso Nacional de Nutrologia, pós-graduação lato sensu, realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), principal instituição representativa da especialidade no Brasil.

O médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, esclarece a importância da formação científica adequada para atuar na área. "Nossos esforços na ABRAN são focados em contribuir com a excelência profissional para que o médico dentro do seu contexto de formação científica possa direta ou indiretamente, através da anamnese, promover um tratamento integral aos seus pacientes. Há muitos médicos que se intitulam nutrólogos e não o são", adverte.

O envelhecimento populacional, a preocupação com a longevidade saudável, o sobrepeso e a obesidade, bem como a desnutrição, são alguns casos que necessitam do acompanhamento de um médico nutrólogo.

A abrangência de atuação de um nutrólogo é grande e inclui não apenas diagnosticar e tratar doenças nutricionais, mas também identificar eventuais falhas na dieta e nos hábitos de vida do paciente, bem como descobrir algum estado orgânico que esteja prejudicando a saúde daquele indivíduo. Também cabe ao profissional a realização de alguns esclarecimentos ao público, como a etiologia de condições como a obesidade, a síndrome metabólica, a hipertensão arterial, alguns cânceres, a anorexia nervosa, o diabete mellitus, a osteoporose, entre muitas outras patologias associadas.

É muito importante ressaltar que para ser médico nutrólogo há a necessidade de obtenção do título de especialista em Nutrologia através de provas e títulos concedidos pela comissão científica formada pelo Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a ABRAN, exclusivamente. Somente dessa forma, o médico nutrólogo pode ter o seu registro de qualificação de especialista (RQE) junto aos conselhos regionais de medicina.  

As inscrições podem ser feitas através do site:   http://www.abran.org.br/essencea/admeventos/admcnnutro/interessados2020/

Datas do curso:  sexta e sábado o dia todo

Local: IAMSPE, Av. Ibirapuera, n. 1215, portão 4 - São Paulo/SP

Período das aulas em 2020 : De fevereiro a novembro de 2020

Fonte: Abran