Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SES promove campanha de vacinação contra o sarampo

07/10/2019

Primeira etapa da ação começa nesta segunda (7) e termina no dia 25 de outubro, quando devem se vacinar crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos. Na segunda etapa, entre 18 e 30 de novembro, o público-alvo é formado por adultos entre 20 e 29 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde promove, em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que será realizada em duas etapas. A primeira acontece de 7 a 25 de outubro, tendo como público-alvo crianças entre 6 meses de idade e 4 anos. Já de 18 a 30 de novembro, o foco serão os jovens adultos entre 20 e 29 anos. O estado do Rio de Janeiro registrou 57 casos de sarampo confirmados em 2019.

Os objetivos da campanha deste ano são ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação dos grupos que têm maior incidência da doença, garantindo que estejam com a imunização em dia. O esquema vacinal contra o sarampo é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde.

"A vacinação é forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. É fundamental se vacinar para se proteger dessa doença que tem alto índice de contágio e evitarmos o avanço pelo estado", explica o secretário Edmar Santos.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a vacina. Pessoas com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, devem informar ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

FOTO: SES / Mauricio Bazilio