Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Prefeitura do Rio promove conferência para comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

11/07/2019

De 6 a 8 de agosto, representantes de setores regulados e relacionados, órgãos fiscalizadores e demais profissionais da área vão debater temas como a desburocratização da fiscalização e a sustentabilidade 

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto, a Prefeitura do Rio de Janeiro realiza a primeira edição da Convisa Rio, Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro. De 6 a 8 de agosto, o encontro técnico-científico vai apresentar e debater temas inovadores e polêmicos, voltados para os desafios das ações de prevenção aos riscos sanitários.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle e Zoonoses, a conferência acontecerá no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, com palestrantes de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro e de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Ceará. A abertura oficial será às 9h do dia 6, e a estimativa é que o evento tenha cerca de 500 congressistas, entre representantes dos setores regulados (como supermercados, restaurantes, hospitais e farmácias) e relacionados (shoppings e lojas de departamentos), pesquisadores, acadêmicos, órgãos fiscalizadores, gestores e demais profissionais da área.

Novas tecnologias e sustentabilidade, eventos de massa, zoonoses, desburocratização na fiscalização e desafios na prevenção de riscos à saúde pública são alguns dos temas que nortearão a conferência que, a partir da troca de expertises, debaterá o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade sem comprometimento à saúde pública. Os participantes serão brindados ainda com a exposição “De 1917 a 2019, mais de 100 anos de história”, construída com um acervo diversificado para contar ao público a evolução da Vigilância Sanitária do Rio.

Fotografias, equipamentos como balanças de precisão, animais conservados no formol para estudos e documentos como o primeiro termo de vistoria de inspeção sanitária realizada na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República, poderão ser conferidos na exposição durante os três dias da conferência. O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído em 27 de janeiro de 2015 pela Lei 13.098. A data lembra o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, um dos mais importantes nomes na trajetória da vigilância sanitária do Brasil.