Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ministério da Saúde abre cursos para qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS

30/04/2019

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/Brasília, abrem inscrições para o curso Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica no SUS, o qual tem como objetivo apresentar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as políticas relacionadas à assistência farmacêutica (AF).

Ofertado na modalidade ensino à distância (EAD) e direcionado aos profissionais que atuam na AF e no serviço público de saúde, o curso tem carga horária de 40h e está organizado em quatro aulas: i) breve histórico da saúde no Brasil; ii) SUS em construção; iii) estruturação e organização da AF no SUS e iv) planejamento, financiamento e monitoramento da gestão da AF.

Espera-se que ao final do curso os participantes saibam aplicar os princípios e as diretrizes gerais dos SUS na gestão da AF, reconheçam a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, utilizem ferramentas de informação na tomada de decisão e promovam o acesso e o uso racional de medicamentos.
As inscrições estão abertas  até o dia 30 de junho (domingo) e podem ser feitas pelo link: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/politicas-de-saude-e-assistencia-farmaceutica-no-sus/. O curso poderá ser concluído até 31 de julho (quarta-feira) de 2019.

Este é o primeiro curso desta linha de aprendizagem para qualificação da assistência farmacêutica no SUS. Outros dois cursos estão em desenvolvimento, a saber: Ciência de dados para a integração e qualificação da assistência farmacêutica no SUS; e Planejamento em saúde e gestão da Assistência Farmacêutica. A ação educacional faz parte do eixo educação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – Qualifar-SUS, do Ministério da Saúde.

Confira mais informações no vídeo:  youtu.be/P7PLgNEZIv8
Link banner rotativo: bit.ly/2WTJcwp

 

Serviço:
Período de inscrição: 08/04/2019 a 30/06/2019
Período de oferta: 09/04/2019 a 31/07/2019
Público-alvo:  Profissionais que atuam na assistência farmacêutica e no serviço público de saúde.
Inscrições: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/politicas-de-saude-e-assistencia-farmaceutica-no-sus/.

 

Fonte: Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde