Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Notícias falsas podem prejudicar diagnóstico e tratamento do câncer

08/02/2019

Água gelada causa câncer? E água de coco quente cura o câncer? Na internet, são inúmeros os boatos sobre o câncer. Diversas notícias falsas tratam desde supostas vacinas até alimentos milagrosos para cura da doença. Com a popularização de aplicativos de mensagem, a divulgação das chamadas fake News (notícias falsas em inglês) acontece de forma ainda mais rápida e intensa. Porém, acreditar nessas notícias pode trazer graves consequências para pacientes oncológicos, dificultando o tratamento e agravando o já frágil quadro de saúde. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a publicação Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa!, esclarecendo os principais mitos sobre o assunto.  

Para evitar o impacto das notícias falsas na saúde da população, o Ministério da Saúde possui um canal aberto com a população, pelo WhatsApp, para esclarecimento de Fake News. No Saúde Sem Fake News, qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

O número para envio de mensagens é o (61) 9-9289-4640. O canal recebe muitas dúvidas relacionadas ao câncer. Por isso, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Câncer, o Blog da Saúde reuniu 15 notícias falsas sobre a doença recebidas pelo Saúde Sem Fake News. 

1 - Cientistas israelenses e a cura do câncer - É FAKE NEWS!

Essa notícia é falsa! Não compartilhe!  A iniciativa é um esforço de uma empresa que não foi sequer testada clinicamente ainda. Não há qualquer evidência sólida clínica reportada que permita dizer que haverá qualquer cura baseada no que está sendo proposto. A terapia proposta é uma utilização de peptídeos, pequenos fragmentos de proteínas, que tem potencial terapêutico. O texto apresentado, no entanto, é essencialmente sensacionalista e não se sustenta em dados sólidos. Como está elaborado, é Fake News.

2 - Frutas e a cura do câncer - É FAKE NEWS!

A notícia é falsa. Não há evidência científica de que comer frutas após as refeições, aquecidas ou cozidas piorem a oferta de nutrientes das frutas. As principais instituições de pesquisa em câncer não realizaram revisões sistemáticas sobre esta questão, o que significa que elas não são um tema importante. Frutas são uma parte essencial de uma dieta saudável. Elas são excelentes fontes de muitos nutrientes importantes. Elas fornecem uma dieta baixa em calorias e rica em fibra, o que contribui para manter um peso saudável. Os efeitos do consumo das frutas na diminuição do risco de câncer são indiretos, por meio da ingestão de fibras e da sua associação com uma dieta hipocalórica. Recomenda-se alternar frutas de diferentes cores para o consumo diário, dando preferência às frutas frescas.

 3 - Gelo causa câncer - É FAKE NEWS!

Não compartilhe essa mensagem! Ela é falsa! Não há nenhum nexo científico nas afirmações. Trata-se de uma afirmativa falsa, não há relação entre consumir gelo em qualquer período do ciclo menstrual e a incidência de câncer. 

4 - Câncer é deficiência da vitamina B17 - É FAKE NEWS!

O conteúdo da mensagem é falso. O complexo vitamínico B inclui as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. O complexo vitamínico B é um grupo de nutrientes que exercem importantes funções no organismo. Como são encontradas em vários tipos de alimentos, sua necessidade diária é suprimida com uma boa alimentação. Somente em circunstâncias excepcionais é indicado suplementação dessas vitaminas.

5 - Cura do câncer por médico militar - É FAKE NEWS!

Essa mensagem é falsa! Não compartilhe! Ela tem todas as características de Fake News, erros de português, caráter alarmista, pede compartilhamento. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que apenas três estudos clínicos para avaliar o efeito da substância fosfoetanolamina em pacientes com câncer receberam aprovação ética da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), permitindo a sua realização no Brasil. Os resultados do estudo realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) já foram divulgados. Na etapa inicial, foi constatado que esta substância não causou eventos adversos graves aos participantes. Após a segunda etapa deste estudo, em que foram tratados 72 pacientes, chegou-se à conclusão que a fosfoetanolamina não se mostrou eficiente contra o câncer.

6 - Estudo associa Omeprazol com tumores no estômago - É FAKE NEWS!

Essa notícia é falsa! Não compartilhe. A afirmação de que remédio para gastrite, úlcera e refluxo dobra o risco de câncer implica uma relação de causa e efeito. Entretanto, o estudo citado encontrou apenas uma correlação, não permitindo identificar se o omeprazol (ou similares) foi realmente a causa do aumento da doença. O estudo apenas relata que quem tomou o remédio teve mais câncer de estômago do que os que não tomaram.

7 - Água gelada faz mal - FAKE NEWS!

Essa mensagem é falsa! Não compartilhe. Além de atribuir o texto ao Dr. Dráuzio Varella com uma especialidade diferente da dele, o texto contém diversas informações falsas e alarmistas. Essa mensagem já foi desmentida pelo portal Boatos.org, parceiro do Ministério da Saúde no combate às Fake News. O portal esclarece que essa mensagem circula há algum tempo, com pequenas modificações. Saiba mais: https://www.boatos.org/saude/drauzio-varella-agua-gelada-cancer.html

8 - Água de coco quente é a cura do câncer - FAKE NEWS!

Essa mensagem é falsa! Não compartilhe! Não existe um alimento específico ou milagroso para a prevenção e/ou cura do câncer. Não existem evidências científicas que atribuam tal capacidade a água de coco quente. O que previne o câncer é praticar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física. Uma alimentação saudável e protetora de câncer é composta por alimentos in natura, alimentos minimamente processados e preparações culinárias feitas com esses alimentos. Além disso, uma alimentação saudável também deve ser pobre em alimentos ultraprocessados, que são aqueles prontos para aquecer e consumir, pobre em carnes processadas e sem bebidas alcoólicas. 

9 - Cura do câncer por alimentos milagrosos - FAKE NEWS!

O conteúdo da mensagem é falso. Apesar da redução do consumo de açúcar ser benéfica para a saúde e para a prevenção do câncer, uma vez que a doença está instalada, não há alimentos ou medidas milagrosas capazes de eliminá-la. O paciente de câncer deve buscar orientação médica, seguir o tratamento proposto pelo especialista e evitar buscar soluções milagrosas divulgadas de forma imprudente nas mídias sociais.

10 - Beber água antes de pintar o cabelo - FAKE NEWS!

Garantir que a ingestão de água durante “todo o tempo de ação do produto, manter a bexiga cheia e só esvaziar após lavar os cabelos” como forma de precaução “para que as partículas de chumbo que as tinturas contêm não fiquem depositadas na bexiga, que é para onde elas são direcionadas”, prevenindo assim o surgimento de câncer é uma interpretação muito superficial sobre a cinética do chumbo no organismo. Este ato pode ainda levar maior quantidade de chumbo aos tecidos mineralizados, favorecendo seu acúmulo em ossos e dentes, ao invés de contribuir com a sua eliminação de fato.

11 - Uso do celular no escuro e câncer de olho - FAKE NEWS

O texto intitulado USO DO CELULAR NO ESCURO está repleto de informações equivocadas e sem comprovação científica. Não existem estudos científicos mostrando que o uso do celular, seja a noite ou durante o dia provoque maculopatia (que o texto erroneamente classifica como câncer no olho), catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão. 

12 - Vacina anticâncer - FAKE NEWS

Não existe vacina anticâncer. O próprio Hospital Sírio-Libanês citado na mensagem já desmentiu essa Fake News, que circula desde 2008. A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, também atestou como Fake News essa notícia.

13 - Vacina contra o HPV sob julgamento devido a horríveis efeitos colaterais - FAKE NEWS

Não existe e nunca existiu a proibição da vacina HPV (Papilomavírus Humano) mencionada na imagem. O Ministério da Saúde esclarece que essa vacina é segura e eficaz e, assim como todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), passa por um rígido processo de validação e possui os devidos registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, como qualquer medicamento, pode causar Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), embora sejam raros. 

14 - MPF proíbe vacina contra HPV - FAKE NEWS

Não existe e nunca existiu a proibição da vacina HPV (Papilomavírus Humano) mencionada na imagem. O Ministério da Saúde esclarece que essa vacina é segura e eficaz e, assim como todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), passa por um rígido processo de validação e possui os devidos registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, como qualquer medicamento, pode causar Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), embora sejam raros.  

15 - Medicamentos para hipertensão pode causar câncer - VERDADE!

Essa notícia é verdadeira! A Anvisa divulgou em 2018 um alerta para o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma decorrente do uso cumulativo do medicamento hidroclorotiazida, utilizado para tratamento da hipertensão arterial e para controle de edemas. Você pode conferir o alerta no Portal da Anvisa: ttps://bit.ly/2RH79VC

 

Fonte: Blog Saúde