Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

UNA-SUS lança cursos de qualificação em Urgência e Emergência na Atenção Básica

07/02/2019

Estão abertas as matrículas para três cursos que fazem parte do Programa de Qualificação Profissional em Urgência e Emergência na Atenção Básica, oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede UNA-SUS. O Programa de Qualificação pretende qualificar os trabalhadores que atuam na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde para o atendimento inicial de situações de urgência e emergência, que podem ocorrer na comunidade ou nos serviços em que os profissionais atuam.

Com os cursos, espera-se que os profissionais de saúde identifiquem a gravidade do estado de saúde dos usuários, por meio da avaliação de sinais e sintomas, detectem rapidamente alterações fisiológicas e possam manter as funções vitais até que se defina o diagnóstico e o tratamento adequado seja iniciado, explica a Coordenadora Técnico-pedagógica da UNA-SUS/UFPE, Josiane Machiavelli. "Se os profissionais de saúde realizarem os procedimentos que lhes cabem, a assistência será mais resolutiva e certamente haverá diminuição da morbimortalidade da população”, diz.

O Programa de Qualificação é composto por treze cursos, ofertados a distância na modalidade coinstrucional, ou seja, não contam com tutores, no entanto disponibilizam fóruns de discussões, com questões norteadoras para os debates, para que os participantes possam interagir e compartilhar conhecimentos acerca das temáticas tratadas. Os cursos contam também com imagens, fluxogramas, vídeos, casos clínicos e textos para auxiliar na compreensão dos temas que serão abordados.

Neste momento, serão lançando três cursos, confira:

Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Básica

Este curso busca apresentar, de forma introdutória, uma visão simplificada da sistematização do atendimento ao adulto diante de situações de urgência e emergência, a partir da definição de prioridades baseadas na mnemônica do ABCDE, com a proposta de uniformizar o atendimento.

Política Nacional de Humanização

O curso trata especificamente da Política Nacional de Humanização, que existe desde 2003 com a proposta de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão da saúde, entendendo que os serviços de saúde necessitam mudar a forma de atender à população, acolhendo-a de forma digna, trazendo, para as portas de entrada dos serviços, o acolhimento com classificação de risco, sempre respeitando os direitos da população, com um atendimento no tempo certo e com equidade.

Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte

O curso aborda aspectos para o entendimento dos processos fisiológicos do processo de morte, bem como o conhecimento acerca das causas de morte e suas repercussões legais propiciam tanto um ambiente de maior segurança na realização de condutas por parte dos profissionais de saúde quanto um cenário de maior preservação de possíveis provas criminais, auxiliando no processo de busca por justiça, aspectos estes que serão abordados no curso.

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPE