Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Rio de Janeiro recebe simpósio internacional sobre câncer de pulmão

23/08/2018

O câncer de pulmão é o que causa mais mortes em todo o planeta, com 1,7 milhão de óbitos ao ano. Somente no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorram 18.740 casos novos, entre homens, e 12.530, entre mulheres, para cada ano do biênio 2018-2019. Como em todos os casos de câncer, quanto mais cedo a identificação ocorrer, maiores serão as chances de sucesso do tratamento. Justamente para apresentar os avanços nos métodos de diagnóstico desse tipo de câncer, acontecerá, de 31 de agosto a 1º de setembro, no Hotel Prodigy, o III Simpósio Internacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão Oncologia D’Or. As inscrições são gratuitas.

“No Brasil, em muitas regiões, ainda há dificuldades para realizar o diagnóstico da doença, o que causa um impacto direto nos resultados do tratamento. Por isso, é muito importante um simpósio dedicado ao tema. Além disso, o fato de abordarmos o diagnóstico torna o evento eminentemente interativo e multidisciplinar”, explica a oncologista Clarissa Baldotto, uma das coordenadoras do evento. A médica destaca que muitos dos avanços do tratamento do câncer de pulmão estão diretamente atrelados à evolução dos métodos de diagnóstico.

Ao todo serão 16 mesas, que abordarão questões como “Videotoracoscopia Avançada, Neoplasias Neuroendócrinas”, “Novas Tecnologias de Radioterapia de Pulmão”, entre outras. Sessões multidisciplinares reunirão profissionais de diversas áreas da oncologia, que vão opinar sobre uma mesma questão. A mesa que abre o evento, sobre “Diagnóstico e Estadiamento - Foco na Precisão”, por exemplo, será formada por um médico patologista, um cirurgião torácico, um pneumologista e um radiologista. 

Clarissa também destaca a mesa “Inovações em doença avançada: Imunoterapia”, na qual serão abordados os avanços nesse tratamento. Já há estudos que registram que a probabilidade de sobrevivência dos pacientes que, em associação à quimioterapia usual, receberam imunoterápicos, drogas que ativam com maior intensidade o sistema imunológico.

Clarissa também destaca a mesa “Inovações em doença avançada: Imunoterapia”, na qual serão abordados os avanços nesse tratamento. Já há estudos que registram maior probabilidade de sobrevivência dos pacientes que, em associação à quimioterapia usual, receberam imunoterápicos, drogas que ativam com maior intensidade o sistema imunológico.

Além de alguns dos principais nomes da oncologia nacional, o simpósio terá a presença de palestrantes internacionais, entre os quais: a oncologista Natasha Leighl, do Princess Margaret Hospital (Canadá); Giulia Veronesi,  chefe da unidade de cirurgia robótica do setor de cirurgia torácica e geral do Humanitas Research Hospital (Itália); Mark Dylewski, chefe de cirurgia torácica geral do Miami Cancer Institute (Estados Unidos); e Paolo Bianchi, diretor de cirurgia vascular e minimamente-invasiva do Misericordia Hospital Grosseto (Itália).

Cirurgia robótica

Outro tema que terá destaque no simpósio será a cirurgia robótica, que vem ganhando crescente importância na oncologia torácica. “No Brasil, o número de procedimentos realizados com esta técnica vem aumentando a cada ano e se consolidando como uma boa opção para os pacientes”, explica Clarissa. Os participantes terão, por exemplo, a oportunidade de acompanhar a realização ao vivo de uma lobectomia robótica (remoção de um dos lóbulos dos pulmões). Além disso, no dia 30 de agosto, haverá, no Centro de Estudos do Hospital Copa Star, o Workshop Internacional de Cirurgia Robótica Torácica, voltado especialmente para capacitação desses profissionais. “Será um curso pioneiro no Brasil”, afirma a oncologista.

Serviço

III Simpósio Internacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão Oncologia D’Or
Data: 31 de agosto e 1º de setembro
Horário: das 9h às 18h20
Local: Centro de Convenções do Hotel Prodigy  - Av. Alm. Silvio de Noronha, 365, Centro - Rio de Janeiro

Workshop Internacional de Cirurgia Robótica Torácica

Data: 30 de agosto 
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Estudos do Hospital Copa Star - Rua Figueiredo de Magalhães, 598 – 2º andar, sala 133, Copacabana - Rio de Janeiro

 Informações: http://www.eventosoncologiador.com.br/pulmao2018/

Fonte: Ascom