Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cardiologia preventiva será tema de encontro da Sociedade de Cardiologia de SC, em outubro

28/03/2018

O Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DERC), com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia-Santa Catarina (SBC/SC), realizará de 25 a 27 de outubro de 2018 o XXV Congresso Nacional do DERC. O encontro será promovido no Centro de Eventos Açores – Costão do Santinho, juntamente com o Floripa Prevent.

Os eventos terão como principal público alvo os médicos clínicos (cardiologistas, endocrinologistas, pneumologistas, clínicos gerais, pediatras, médicos do esporte etc.) e acadêmicos de medicina, mas com espaço também para outros profissionais da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, entre outros).

O tema central “Cardiologia preventiva: do diagnóstico ao tratamento” deverá suscitar uma abordagem clínica completa sobre as doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, discutindo de forma integrada os principais aspectos que vão do diagnóstico ao tratamento clínico pleno, com ênfase na prevenção primária e secundária que se faz de forma estruturada nos programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM).

Na ocasião, será oferecida uma ampla discussão sobre métodos diagnósticos, como o eletrocardiograma (discussões sobre o diagnóstico diferencial do ECG de atleta e de cardiopatas), métodos de imagem (ecocardiograma e cardiologia nuclear de cardiopatas e atletas) e testes de exercício (teste convencional, ergoespirometria e testes associados aos métodos de imagem).

Outro ponto de destaque na programação será a abordagem sobre o tratamento clínico pleno, exercido por meio de fármacos e mudança estruturada de estilo de vida (exercícios, dietas, modulação do estresse etc.), no âmbito da RCPM. Neste contexto, estão sendo organizadas sessões científicas sobre hipertensão arterial, doença aterosclerótica coronária, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus, pneumopatias etc.

O evento deverá representar uma oportunidade para atualização científica, com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, sobre os aspectos mais relevantes da prevenção, diagnóstico e tratamento pleno das doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas.

A programação do evento e inscrições estão disponíveis no site do congresso, acessível em departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2018/

 

*Com informações da SBC/DERC