Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SBP lança portal voltado à Residência em Pediatria

23/01/2018

Para orientar os médicos que estão fazendo ou pretendem fazer a residência em pediatria, a Sociedade Brasileira dessa especialidade (SBP), lançou a plataforma online “Residência Médica em Pediatria”, um portal que servirá como instrumento de consulta sobre o ensino nessa etapa da formação profissional.

Com extenso conteúdo, repleto de informações de interesse para os futuros pediatras, a plataforma dá acesso ao leitor a informações sobre o que é esperado do indivíduo ao término dos três anos de residência, além de abordar questões sobre especialidades e as áreas de atuação do profissional.

O coordenador do Programa de Estágios e Residências em Pediatria da SBP, dr. Paulo Nader, reforça que toda a formação do pediatra começa nos anos de residência. Por isso, reforça, a atenção a essa etapa deve ser grande. “A qualificação dos programas de residência em pediatria assegura uma melhor formação aos seus egressos. O site dará um destaque ao tema, que é uma das preocupações da atual gestão da SBP”, enfatiza.

BIBLIOTECA - O portal conta também com uma biblioteca virtual das áreas de atuação do pediatra e com links direcionando para o site da Revista Residência Pediátrica (RP) e para as notícias publicadas pela SBP que discorrem diretamente sobre o residente. Conta ainda com o Espaço Preceptor, uma área na qual os que atuam nesse papel, em todo o País, podem divulgar experiências e opiniões.

Dr. Paulo explica que a plataforma visa facilitar e destacar o acesso aos conteúdos para a formação tanto dos residentes quanto dos preceptores de pediatria. “Essa área no site da SBP é única, inovadora, importante e uma oportunidade para os pediatras já especialistas também se atualizarem em conteúdos específicos”, conclui.

SEÇÕES – O “Residência Médica em Pediatria “é dividido em seções para facilitar a navegação e a busca de informações pelo usuário. No campo “Programas de Residência em Pediatria”, por exemplo, estão listados os locais que atualmente oferecem o programa de Residência de três anos, com a indicação da quantidade de vagas ofertadas.

Já em “Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)” é possível acessar as normas e notas técnicas que tratam do tema, como os requisitos mínimos dos programas e as orientações sobre editais de processos seletivos, entre outros. Na área de ‘Cursos’, o médico encontrará as formações indicadas àqueles que estão na residência, como o de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) e o de Desenvolvimento Neuro-Psicomotor.  

Por sua vez, em “Divulgações” estão listados links úteis para a formação dos pediatras, como os do site do DATASUS; da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10); do arquivo sobre Tromboembolismo Venoso Pediátrico (Tromboped); e do espaço no site da SBP com informações sobre os Concursos de Título de Especialista em Pediatria (TEP) e suas áreas de atuação.

Fonte: Site SBP