Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Pública se encerram em 11/1

21/12/2017

Reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2018. Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Delaine Martins Costa, o curso dispõe de nova estrutura curricular visando maior inserção no contexto atual das práticas e da organização do sistema de saúde. A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e três para candidatos estrangeiros, e reserva 10% das vagas para ações afirmativas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 08/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. 

O CESP tem o objetivo de formar profissionais interessados no desenvolvimento de habilidades que potencializem o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, com vistas ao desenvolvimento dos sistemas públicos de saúde. Para a turma de 2018, o curso trará novidades. A expectativa é aprofundar a discussão sobre as desigualdades extremas que afetam a vida da população e impactam o SUS. Esta ênfase na programação do curso foi definida a partir da revisão da estrutura curricular, fruto de um debate de quase dois anos do Colegiado de docentes que acompanha o curso.

A proposta para 2018 traz quatro Unidades de Aprendizagem: Modos de viver, adoecer e morrer no Brasil (UA I); Políticas de saúde e organização de sistemas e serviços de saúde (UA II); Práticas e cuidados em saúde (UA III); e Pesquisa e produção de conhecimento em saúde (UA IV).

“Estamos também trabalhando para incorporar em 2018 novas metodologias que possibilitem uma maior participação de nossos alunos, com o intuito de ouvirmos as demandas e experiências de nossos alunos e revisarmos os conteúdos em conjunto. É uma proposta ousada, desafiadora, mas a formação em saúde pública também é um espaço de experimentação e inovação para os professores. O diálogo possibilita a incorporação de novos olhares para os serviços de saúde e para as desigualdades de gênero, raça, renda, acesso e muitas outras que desejamos trabalhar”, ressaltou a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Tatiana Wargas.

O CESP é destinado a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins, mas um desejo do Colegiado do Curso para o próximo ano é divulgar e estimular a participação de trabalhadores das secretarias de saúde estaduais e municipais e profissionais que atuam na “ponta” do serviço. 

 

O curso na Ensp

O curso envolve os departamentos da Escola e conta na coordenação-geral e coordenação das unidades com pesquisadores dos Departamentos de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Ciências Sociais (DCS), Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Um objetivo para 2018 é também buscar novas parcerias e maior participação de alguns departamentos.

 

Serviço

As inscrições estão abertas entre 8/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas pela Plataforma Siga LS. 

Endereço para envio e entrega da documentação / outras informações:

Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Serviço de Gestão Acadêmica Lato Sensu e Qualificação Profissional

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - 2018

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Edifício Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo – 1º andar, sala 105

21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (21) 2598-2318

E-mail: pseletivo@ensp.fiocruz.br

Horário de atendimento ao público: 8h30min às 16h30min

Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br

Acesse o edital

 

Fonte:Fonte: Ensp/Fiocruz