Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Genéricos são remédios mais vendidos no País

20/12/2017

Medicamentos genéricos são a preferência do brasileiro na hora de comprar remédios. É o que aponta um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgado no dia 14 de dezembro.

O Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2016 mostra que, ao todo, 1,46 bilhão de embalagens foram comercializadas no ano passado, o que corresponde a 32,4% das unidades. As vendas geraram um faturamento de R$ 8,58 bilhões, o equivalente a 13% do mercado. 

Enquanto isso, os remédios similares venderam 1,42 bilhão de unidades, seguidos pelos novos, com 925,71 milhões. 

Além disso, boa parte desses produtos foi fabricada no País: entre os 20 laboratórios com maiores faturamentos na venda dos genéricos, 16 eram brasileiros. Segundo a Anvisa, esse indicador aponta para a qualidade do parque industrial nacional na produção de genéricos. O número de remédios registrados por essas empresas chega a 2.119. 

O documento ainda indica que os medicamentos que são fabricados a partir da manipulação genética, também chamados de biológicos, tiveram aumento significativo nas vendas no ano passado. Cerca de 213,2 milhões de embalagens foram comercializadas.

O principal comprador desses remédios é o Ministério da Saúde, que os distribui por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de doenças crônicas como o câncer. 

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Anvisa