Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

FMP/Fase abre inscrições para residências em saúde

30/11/2017

As inscrições para o concurso de Seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) ocorrem até 29 de dezembro. A prova objetiva será aplicada no dia 12 de janeiro de 2018, em Petrópolis (RJ). As atividades começarão no dia 1 de março, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no campus da faculdade e em unidades de Saúde da Família.

Estão sendo oferecidas 42 vagas para Residência Médica, nas seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (4), Pediatria (5), Obstetrícia e Ginecologia (4), Anestesiologia (4), Cirurgia Geral (3), Endoscopia (2), Neonatologia (2) e Radiologia, Diagnóstico por Imagem (3) e ano adicional em Ressonância Nuclear Magnética (3).

 “Os programas de Residência Médica contribuem não apenas para o desenvolvimento dos futuros profissionais, mas também para a melhoria do atendimento à população, que passa a contar com médicos mais bem formados. Além disso, os programas são parte do conjunto de fatores que chancela o HAC como hospital de ensino, tornando-o polo de referência para toda a região”, explica o professor Miguel Koury, coordenador da Residência Médica da FMP/Fase.

De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Regina Shiraishi, o Programa em Atenção Básica e o Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: “Os programas de residência são desenvolvidos em cenários de prática diversificados, oportunizando a qualificação em serviço e a troca de saberes com profissionais de diferentes áreas e com tutores e preceptores qualificados, com ampla experiência em ações voltadas para o SUS e para o mercado de trabalho em geral”.

Para a coordenadora do programa de residência de Medicina de Família e Comunidade, Julia Morelli Rosas, a experiência pode abrir portas para os profissionais. "A intervenção do médico de família vai além de pedir exame e passar remédio. Trabalha em equipe para agir nos determinantes das doenças, na comunidade, no território, que é o lugar real onde as coisas acontecem. É também a residência que dará as ferramentas clínicas para cuidar das pessoas com qualidade. Além disso, ela pontua para o acesso a outras residências”, acrescenta Julia. 

As inscrições para o concurso devem ser feitas em www.fmpfase.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6497 ou no próprio site da faculdade.

 

Fonte: Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase