Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Rede D’Or e Instituto D’OR com inscrições abertas para o seu programa de residência médica

29/11/2017

Os interessados nos cursos de Residência Médica da Rede D’Or São Luiz e do Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino (IDOR) têm até o dia 1º de dezembro para realizar suas inscrições. Ao todo, são 30 vagas disponíveis nos hospitais da Rede D’Or no Rio de Janeiro. Presente nas áreas de Cardiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia, Oncologia Clínica, Hematologia e Hemoterapia, o programa conta com o credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e às sociedades médicas de especialidades.

Para Sérgio Augusto Cabral, Diretor de Ensino do Instituto D’OR, a tecnologia e a qualidade dos hospitais da Rede D’Or, aliadas a uma visão de pesquisa e ensino do Instituto, são essenciais para a formação dos residentes. “Trata-se de um forte diferencial para a sua inserção futura no mercado de trabalho”, destaca o especialista.

“Além do acesso aos equipamentos de alta tecnologia, os alunos também serão treinados com abordagem baseada em simulação realística, ou seja, submetidos a situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência. A partir de cases apresentados com a participação de especialistas - como também de atores interpretando o papel de paciente, familiar ou mesmo um profissional da saúde - os alunos poderão vivenciar as situações e ser orientados quanto as melhores condutas para a gerência dos diversos casos”, finaliza Dr. Sérgio Augusto. 

Os programas de Residência Médica da Rede D’Or São e do Instituto D’OR são:

Cardiologia: com o objetivo de formar cardiologistas capacitados para a realização de diagnósticos, o programa promove o treinamento do raciocínio clínico fundamentado no conhecimento teórico e prático na especialidade. O curso conta com dois anos de duração e será realizado no Hospital Barra D’Or. O hospital disponibiliza apenas duas vagas.

 Clínica Médica: tem como proposta o treinamento teórico e prático do residente para o seu aperfeiçoamento no atendimento aos pacientes clínicos e cirúrgicos em ambiente hospitalar e ambulatorial. Os residentes participarão dos cursos de via aérea difícil – ACLS e punção venosa profunda guiada por USG. O curso conta com dois anos de duração e será realizado em seis unidades da Rede D’Or no Rio de Janeiro. Serão disponibilizadas 10 vagas.

Hematologia e Hemoterapia: oferece a formação de hematologistas capacitados para diagnósticos e decisões, com o treinamento do raciocínio clínico fundamentado no conhecimento teórico e prático na especialidade. Seu público-alvo: graduados em medicina com residência médica anterior em clínica médica. São dois anos de duração, com duas vagas no Hospital Quinta D’Or.

Medicina Intensiva: treinamento em serviço a pacientes graves com necessidade de suporte em terapia intensiva por conta de doenças clínicas, traumáticas e cirúrgicas. A duração é de dois anos. São quatro vagas disponíveis, sendo duas no Hospital Barra D’Or e duas no Hospital Copa D’Or.

Oncologia Clínica: conhecer a fisiopatologia, diagnosticar e tratar corretamente as principais neoplasias, da prevenção aos cuidados paliativos. Estes são alguns dos principais objetivos do curso. O público-alvo são graduados em medicina com residência médica anterior em clínica médica. Com duração de três anos, o programa conta com duas vagas no Hospital Quinta D’Or;

Pediatria: o programa teve início em 2010 e já se encontra entre os mais procurados do Rio de Janeiro. Objetiva formar pediatras de uma maneira sólida e consentânea com as melhores práticas médicas da atualidade. O programa é baseado nas competências essenciais que o pediatra precisa desenvolver durante a sua formação. A duração é de dois anos, com seis vagas disponíveis nos seguintes hospitais da Rede D’Or: Copa, Quinta e Rios;

Radiologia: o curso tem como objetivo formar globalmente especialistas em diagnóstico por imagem nas especialidades de radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, mamografia digital, ressonância magnética, intervenção por imagem e densitometria óssea. A sua duração é de três anos. São quatro vagas disponíveis, todas no Hospital Barra D’Or.

Mais informações pelo telefone (21) 2323-7636 ou pelo e-mail secretaria.ensino@idor.org.

Fonte: Rede D'Or e Instituto D'Or