Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Hemorio alerta para baixos estoques de sangue

16/10/2017

O Hemorio alerta para a queda do número de doadores de sangue nas últimas semanas. Os estoques de todos os tipos estão abaixo do necessário. O hemocentro, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas 150 bolsas diariamente. Em todo o estado, a demanda por sangue aumentou aproximadamente 15% nos últimos meses. 

— Abastecemos as emergências dos hospitais e maternidades do SUS em toda a cidade e, se necessário, enviamos sangue até para municípios mais distantes. Contamos com a ajuda da população carioca, sempre tão solidária, para nos ajudar a normalizar os nossos estoques, para que possamos atender, de forma satisfatória, à demanda atual – esclarece o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim. 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio.  

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

 Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e a ligação é gratuita. 

Fonte: Ascom SES