Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Porto Alegre sediará o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2017

18/08/2017

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, sediará nos dias 13, 14 e 15 de setembro o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2017 (II ENCM 2017). No período, estarão reunidos dirigentes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos 27 Conselhos Regionais (CRMs) para analisar temas que configuram desafios para o exercício profissional e para a assistência em saúde da população brasileira.

Para o presidente do CFM, Carlos Vital, nos últimos anos os encontros de conselhos têm possibilitado uma ação harmoniosa do sistema conselhal. "Essa sintonia tem feito com que as autarquias estejam mais próximas dos médicos, respondendo aos pleitos de forma efetiva, com ações que buscam a valorização da medicina e uma assistência de qualidade", disse.

Programação – O II ENCM 2017 será aberto no dia 13 com uma conferência sobre violência na saúde ministrada pelo membro da Comissão de Direito Médico do CFM, Antônio Carlos Roselli. O tema também será explorado pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra e pelo psiquiatra e conselheiro do CFM, Salomão Rodrigues Filho. À tarde, uma conferência sobre o impacto das mídias sociais na relação médico-paciente será proferida pelo médico legista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Malthus Fonseca Galvão. A esse respeito, também falarão o conselheiro do CFM, Aldemir Humberto Soares, e o membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, Fernando Todt Carbonieri.

No dia 14, os trabalhos terão início com uma apresentação do membro da Comissão para Estudo da Transexualidade do CFM, Alexandre Saadeh, sobre o respeito à diversidade de gênero – tema também explorado pelos conselheiros do CFM, Leonardo Sérvio Luz e do Cremers, Antônio Celso Koehler Ayub. À tarde, o membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM, João de Lucena Gonçalves, fala sobre Núcleo de Segurança do Paciente. O tema também será tratado pelos conselheiros Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (3º vice-presidente do CFM) e Donizetti Giamberardino.

O foco das discussões do último dia (15) será "A saúde pública no Brasil". Além da conferência principal sobre o tema, com exposição do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, também falarão sobre o assunto a senadora Ana Amélia (PP-RS), o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e os deputados Hiran Gonçalves (PP-RR) e Luiz Mandetta (DEM-MS). Outra atividade prevista na programação é a aprensentação sobre a atuação da Comissão de Assuntos Políticos no Congresso Nacional. A comissão faz acompanhamento regular de Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente junto aos seus relatores em ambas as casas do parlamento brasileiro.

Fonte: Site do CFM