Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM promove em agosto I Fórum sobre Prontuário Eletrônico

14/07/2017

Estão abertas as inscrições para o I Fórum sobre Prontuário Eletrônico do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser promovido na sede da entidade, em Brasília, no dia 8 de agosto. O evento vai reunir profissionais da medicina e da informática para debater a implementação de prontuários eletrônicos e a segurança no armazenamento das informações. As inscrições podem ser feitas  aqui.

Após a abertura do encontro, a ser realizada pelo presidente do CFM, Carlos Vital; pelo presidente da Associação Médica Brasileira (SMB), Florentino Cardoso e pelo coordenador da Câmara Técnica de Informática e Saúde do CFM, Aldemir Humberto Soares, serão realizadas as palestras “Privacidade e Confidencialidade de Dados” e “Certificação Digital”. A primeira será ministrada pelo presidente do CFM, Carlos Vital, enquanto a segunda ficará a cargo de Ruy Ramos, assessor especial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal que mantém e executa as políticas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (IBP-Brasil).

Em seguida, o coordenador-geral do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DRAC/SAS/MS), Leandro Panitz, e a presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Beatriz de Faria Leão, vão participar da mesa redonda “Política de Compartilhamento de Informações”.

As atividades do horário da tarde começarão com a mesa redonda “Uso secundário do prontuário eletrônico”, que terá como palestrantes o médico e padre Aníbal Gil Lopes, representando o CFM, e o coordenador-geral da Coordenação de Informações e Análises Epidemiológicas do Ministério da Saúde (CGIAE/DANTPS/SUS/MS), Dácio de Lyra Rabello Neto. Em seguida, Aldemir Soares e um representante do Ministério da Saúde participarão da mesa redonda “Diretrizes de acesso ao prontuário”.

O coordenador da Câmara de Informática em Saúde destaca a importância do encontro: “o prontuário eletrônico encontra-se amplamente difundido no Brasil e rapidamente deve substituir o de papel. O fórum é o momento ideal para discussão sobre os parâmetros necessários que tragam garantias de uso adequado, de confidencialidade e de segurança aos médicos, mas, principalmente aos pacientes”, ressalta Aldemir Soares. Confira abaixo a programação completa do I Fórum:
 
I Fórum sobre Prontuário Eletrônico - Programação preliminar

Dia 08/08/2017 (terça-feira)

08h30 - Credenciamento

09h00 - Abertura
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - presidente do CFM
Florentino de Araújo Cardoso Filho - presidente da Associação Médica Brasileira
Aldemir Humberto Soares - coordenador da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM

09h10 - Privacidade e Confidencialidade de Dados
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (CFM)

09h30 - Certificação Digital
Ruy Cesar Ramos Filho (ITI)

09h50 - Política de Compartilhamento das Informações
Leandro Panitz (Ministério da Saúde)
Beatriz de Faria Leão (SBIS)

10h30 - Debate

12h00 às 14h00 - Intervalo para almoço

14h00 - Uso Secundário do Prontuário Eletrônico
Aníbal Gil Lopes (CFM)
Dácio de Lyra Rabello Neto (Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica/Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde)

14h40 Diretrizes de acesso ao Prontuário
José Albertino Souza (CFM)
Representante da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)

15h30 - Debate

17h00 - Encerramento

Fonte: Site CFM