Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Na Mídia - Em CTI no Leblon, sacos de lixo substituem jalecos

O Globo /

25/07/2019


Improviso que acontece na coordenação regional de emergência, um anexo do Hospital Miguel Couto, por falta de material, vai ser investigado pelo Cremerj. Funcionários dizem que unidade também sofre sem medicamentos

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) vai investigar a denúncia de que profissionais de saúde que trabalham no CTI da Coordenação Regional de Emergência (CER) do Leblon, um anexo do Hospital Miguel Couto, estão usando sacos de lixo de cem litros por cima da roupa hospitalar. O improviso estaria acontecendo porque faltam na unidades capotes, jalecos descartáveis que devem ser vestidos toda vez em que se manipula um paciente. 

O acessório protege o profissional e também o paciente, evitando que bactérias sejam "levadas" de um doente para o outro, a chamada contaminação cruzada. O que, de acordo com um acompanhante de um paciente internado na CER e de profissional de enfermagem da unidade, que preferem não ser identificados, vem ocorrendo no CTI. 

- Com exceção dos doentes que estão no isolamento, praticamente todos os pacientes internados no CTI estão em precaução de contato, em função de contaminação por bactérias específicas de ambiente hospitalar - afirma o funcionário. 

O capote não seria o único item em falta. Todos os pacientes usam lençóis e cobertores trazidos de casa. 

- Não há roupa de cama há meses. Faltam também ataduras e medicamentos - relata o profissional. 

Para o conselheiro do Cremerj Raphael Câmara, o uso de sacos plásticos é "surreal" e será investigado. O coordenador-geral de emergências da Zona Sul, da Secretaria municipal de Saúde, Cristiano Chame, afirma que recebeu na última semana informações sobre falta de materiais na CER: - Questionei a organização social SPDM, que administra a unidade, e eles não responderam. Hoje (ontem), admitiram a falta de capote. Isso é inaceitável. Vamos investigar se há outros itens em falta e o motivo de tantos pacientes em precaução de contato.