Residentes farão assembleia para retomar movimento
17/06/2011
A Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj) realizará, na segunda-feira (20/06), às 20h, uma assembleia para discutir o movimento da categoria após a derrubada da Medida Provisória (MP) 521/2010 pelo Senado no último dia 2. De relatoria da deputada Jandira Feghali, a MP propunha, entre outros itens, o reajuste do valor da bolsa-auxílio dos residentes de R$ 1.916,45 para R$ 2.338,06 (retroativo a 1º de janeiro).
Em 2010, depois de quase três anos sem qualquer aumento, os residentes de todo o país se uniram e, diante da irredutibilidade do governo em negociar, chegaram a entrar em greve para exigir reajuste, direitos como licença-maternidade e 13ª bolsa, entre outros, e valorização da preceptoria. Histórico, o movimento conquistou 22% de aumento na bolsa, que agora está ameaçado com a queda da MP.
“O governo se mostrou intransigente ao não permitir a votação da pauta da MP dos Residentes, que perdeu o prazo para aprovação. Por isso estamos retomando o movimento”, disse a presidente da Amererj, Beatriz Costa.
Entre os itens da pauta da assembleia, que vai ocorrer no auditório do CREMERJ, também está a votação de uma nova greve nacional dos residentes.
Assembleia Geral Extraordinária dos Residentes
Data: 20 de junho (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Auditório do CREMERJ Julio Sanderson
(Praia de Botafogo, 228, lojas 103 a 106 – Botafogo)