CREMERJ apura denúncia contra Hosp. Lourenço Jorge
27/01/2011
O CREMERJ abriu sindicância para apurar a eventual falha do atendimento à paciente Kátia Regina da Silva na emergência do Hospital Municipal Lourenço Jorge na quarta-feira, dia 26, conforme denúncia recebida pela Rádio Bandnews FM.
Conselheiros do CREMERJ estiveram no hospital na quarta-feira para levantar informações e documentos relativos ao caso. A direção da unidade informou que a paciente deu entrada em estado grave às 7h20 do dia 24 de janeiro e morreu meia hora depois.
Os conselheiros apuraram que na escala de plantão do dia 24 a equipe da emergência era composta por três clínicos e um chefe de equipe, também clínico, responsáveis pelo atendimento dos 86 pacientes internados, além dos que chegavam à emergência.
Na conversa com os diretores do Lourenço Jorge, os conselheiros do CREMERJ alertaram para a necessidade de o hospital adequar as equipes de plantão às regras estabelecidas pela Resolução nº 100 do CREMERJ. A norma exige que uma unidade com a complexidade do Hospital Lourenço Jorge tenha, no mínimo, seis clínicos por plantão, além de outras especialidades médicas.
Agora, o CREMERJ vai convocar os profissionais que trabalharam na emergência no dia 24 para prestar esclarecimentos.