Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ comenta caso da paciente Magda Lucia dos Santos

18/10/2010

O CREMERJ informa que abrirá nesta segunda-feira, dia 18, uma sindicância para apurar o caso da paciente Magda Lúcia dos Santos, que morreu após esperar sete dias por uma vaga em um CTI. Segundo o presidente do CREMERJ Luís Fernando Moraes, o caso mostra a omissão das três esferas de governo na prestação do serviço de saúde à população.

 “A falta de vagas e de médicos são problemas recorrentes. Há, por exemplo, inúmeros casos de pacientes que ficam semanas em leitos de curta permanência (12h no máximo), porque não há vagas de retaguarda nas outras unidades, já que todas estão superlotadas. Se nem com uma ordem judicial em mãos o cidadão consegue garantir seus direitos, a quem ele pode recorrer? A população está completamente desamparada. Este caso evidencia a gravidade da crise na saúde pública e a total incapacidade das autoridades de saúde em gerir a maior rede pública do país. Faltam recursos humanos, estrutura, administração e investimentos. Por isso, neste Dia do Médico (18 de outubro), vamos trocar a comemoração pela mobilização. Estamos convocando os colegas para uma manifestação neste domingo, às 10h, na praia de Copacabana (posto 5 em frente ao Hotel Othon)”, afirma Luís Fernando Moraes, presidente do CREMERJ.