CREMERJ promove evento em alusão ao Dia Mundial do Rim
17/03/2025
A Câmara Técnica (CT) de Nefrologia do CREMERJ promoveu na última quarta-feira, 12 de março, um evento em alusão ao Dia Mundial do Rim. O encontro foi realizado no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho, em Botafogo - Zona Sul da capital fluminense, e teve como objetivo alertar e conscientizar sobre as doenças renais crônicas, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A mesa de abertura contou com a presença da conselheira responsável pela CT de Nefrologia do CREMERJ, Renata Lima; do conselheiro Roberto Meirelles; do presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), José Andrade Moura Neto; da vice-presidente da SBN, Lilian Moura; da presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), Maria Izabel de Holanda; e do presidente da SBN da região sudeste, Pedro Túlio Rocha.
O primeiro aspecto discutido foi o rastreio da doença renal crônica. Nesse momento, a presidente da Sonerj destacou o funcionamento da aplicação de dispositivos “Point Of Care”, que permitem a realização de exames de análises clínicas (EAC) de complexidade variada sem que necessariamente o paciente precise ir até um laboratório. Em seguida, o chefe do setor de nefrologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), Arnauld Kaufman, abordou a detecção precoce do acometimento renal na infância. Finalizando esse tema, o professor adjunto de nefrologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Carlos Perez Gomes comentou sobre o papel da genética e a sua influência no desenvolvimento de doenças hereditárias.
No último bloco, o tópico debatido foi doença renal crônica no Rio de Janeiro. A professora titular de nefrologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rachel Bregman explicou os aspectos clínicos da doença e os desafios do diagnóstico precoce. Para complementar o assunto e finalizar as apresentações, Patrícia Abreu, médica nefrologista e tesoureira da SBN, explicou detalhes sobre a importância da capacitação da atenção primária à saúde.
Durante o evento, foram homenageados médicos nefrologistas que desempenham papéis significativos tanto no cuidado aos pacientes quanto na sociedade. Os profissionais agraciados foram: Tereza Azevedo Matuck, José Francisco Ribeiro de Ornellas, Frederico Ruzany e Omar da Rosa Santos.